Locomotiva superou o Atlético e impediu festa do adversário na Arena

26/04/2012 - 02h58

A Ferroviária venceu o Atlético de Sorocaba por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (25), na Arena da Fonte, em duelo válido pela quinta rodada do quadrangular final do Campeonato Paulista da Série A2. A Locomotiva obteve a primeira vitória na fase decisiva do Estadual e não permitiu ao adversário, que precisava apenas de um ponto para retornar à elite do futebol paulista, fazer a festa em Araraquara. O gol da AFE foi assinalado pelo meia Daniel, aos 19 minutos do 2º Tempo, etapa em que os afeanos foram superiores, pressionado, criando e arrematando várias vezes a meta do goleiro Felipe Alves, que se mostrava inseguro em campo.
Com o resultado, o time orientado pelo técnico Ito Roque segue na quarta colocação do grupo 2, agora com três pontos, ao passo que a equipe sorocabana, perante o revés, permaneceu na segunda colocação somando nove pontos. Como o União Barbarense sucumbiu diante do Audax e perdeu por 2 a 0, a equipe da capital segue na briga e ocupa o terceiro lugar com sete. As duas vagas para a principal divisão do Estado no ano que vem serão decidids na última rodada.
A Ferroviária volta a campo no próximo domingo, às 10 horas, oportunidade em que fará sua última apresentação na Série A-2, diante do Audax, em São Paulo. No mesmo horário, o Atlético irá medir forças com o União Barbarense em Sorocaba.


Nada de gol

O Atlético de Sorocaba entrou em campo precisando de um simples empate para consolidar sua presença na Série A1 em 2013, contudo foi a Ferroviária que primeiro levou perigo ao gol dos visitantes. Aos três minutos Alex Cazumba cruzou da esquerda e Wellington Amorim golpeou de cabeça para a defesa do goleiro sorocabano, que no reflexo mandou a bola para a linha de fundo. 
Dois minutos mais tarde o arqueiro do Atlético se complicou num recuo de bola, assustando a torcida atleticana presente na Arena.
A equipe visitante chegou de forma efetiva ao ataque apenas aos 27, em trama pelo meio, ocasião em que a bola foi impulsionada para o lateral-esquerdo Marquinhos, que bateu forte, rente à trave direita guarnecida por Everton. Nova investida do onze sorocabano ocorreu aos 38, quando Moacir arriscou da intermediaria, mas Everton apenas acompanhou a sua trajetória. O time de Araraquara seguiu tendo mais posse de bola, controlando o jogo, porém, o placar nos primeiros 45 minutos não foi movimentado: 0 a 0, placar do 1º Tempo.


Ferroviária domina

No intuito de vencer o confronto, a Ferroviária voltou para etapa complementar com o meia Juninho no lugar do volante Júlio César. A Locomotiva seguiu pressionando e aos cinco minutos o atacante Robson foi derrubado quando entrava na área, em lance muito discutido, uma vez que os afeanos reivindicaram a marcação de pênalti. O zagueiro Daniel Melo cobrou a falta que passou por cima do travessão. 
Na marca dos dez minutos o meia Daniel arriscou de fora da área e por pouco não abriu o placar, exigindo grande intervenção no solo do goleiro Felipe Alves. Na sequência, o atacante Robson teve nova chance, contudo o arqueiro sorocabano fez outra boa defesa. Não satisfeita, a AFE seguiu no ataque e aos 12 minutos, Juninho experimentou da intermediaria, a bola quicou e Felipe Alves, com dificuldades, espalmou para escanteio.
A primeira incursão do Atlético ao campo de defesa grená ocorreu aos 16 minutos, quando Romarinho recebeu passe no interior da área, dominou, mas não conseguiu vencer o goleiro Everton, que fez a intervenção. De tanto insistir a Ferroviária abriu o placar. Aos 19, Wellington Amorim recebeu passe na ponta direita, foi até a linha de fundo e cruzou para área.
Após bate-rebate a bola sobrou para Daniel, que encheu o pé, sem chances de defesa para o goleiro: 1 a 0 Ferroviária.
Sem abdicar do ataque, a AFE continuou buscando o gol. Aos 21, Wellington Amorim deu passe de calcanhar para Daniel que pegou de primeira, para grande defesa do goleiro sorocabano. Um minuto depois Róbson recebeu na área, bateu em diagonal e acertou a trave esquerda do goleiro adversário. Com o adversário necessitando desesperadamente do resultando para garantir o acesso, nos últimos dez minutos, a Ferroviária, inteligentemente manteve uma postura equilibrada em campo, valorizando a posse de bola, jogando pelas beiradas do campo, tentando os contra-ataques. Fim de jogo na Arena: 1 a 0 para a Locomotiva.
O zagueiro Daniel Melo elogiou a postura da equipe. “É notório que nosso desejo era poder comemorar o acesso perante nossa torcida, porém, entramos em campo cientes da nossa situação. Não restava outra coisa a fazer, a não ser honrar a camisa e a tradição da Ferroviária”, frisou o defensor.


Ficha Técnica


Ferroviária 1 X 0 Atlético de Sorocaba

Local: estádio Arena da Fonte, em Araraquara (SP)

Data: 25/04/2012

Arbitragem: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza 

Público: 220 pagantes

Renda: R$ 2.650,00

Cartões amarelos: Júlio César, Wanderson (Ferroviária), Rodrigo Sábia (Atlético Sorocaba)

Cartões vermelhos: Wanderson (Ferroviária),

Gols: Daniel, aos 19 minutos do 2º Tempo (Ferroviária) 

Ferroviária: Everton; Felipe Blau, Daniel Melo, Rafael Dias e Alex Cazumba; Júlio César (Juninho), Wanderson, Robson e Daniel; Wellington Amorim (Jobinho) e Tiago Marques (Hebert). Técnico: Ito Roque

Atlético de Sorocaba: Felipe Alves; Serrano (Hugo Leonardo), Henrique, Rodrigo Sabiá e Marquinhos (Neizinho); Fábio Gomes, Helton Luiz, João Paulo e Luan; Marcos Vinícius (Romarinho) e Moacir. Técnico: Fernando Diniz