01/05/2012 - 04h29
Na sexta-feira, dia 4 de maio, às 10h, será realizado no auditório interno do Hospital Estadual Américo Brasiliense, um treinamento sobre Hanseníase, incluindo atividades de educação e discussão interativa de casos clínicos, feitas por médicos especialistas na área, pertencentes ao corpo clinico do HEAB/AME.
O evento, que está em consonância com a Campanha Nacional contra a Hanseníase promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e apoio da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Morhan e Ministério da Saúde, contará com a presença do Prof. Dr. Marco Andrey Cipriani Frade – Docente da Divisão de Dermatologia do HCFMRP-USP e Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia e tem como público-alvo médicos e demais profissionais da rede regional de saúde.
Os interessados devem entrar em contato com o HEAB, através do telefone (16) 3393 7824, das 8h até as 17h.
A Hanseníase
A Hanseníase (conhecida antigamente como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada pelo Bacilo de Hansen, denominadoMycobacterium leprae, que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos.
Ela é transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, nas secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.
A doença pode ficar encubada pelo período de 2 a 5 anos e os principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque, fisgadas ou dormência nas extremidades, áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade, caroços pelo corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
A hanseníase é tratada com antibióticos e os medicamentos são distribuídos nos Centros Municipais de Saúde, gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.
A prevenção é voltada principalmente para evitar a disseminação. Uma importante medida de prevenção é o diagnóstico precoce e a divulgação de informações sobre os sinais e sintomas da doença. Outra medida preventiva é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que estão em contato constante com os portadores desta doença.