Evento no Estádio do Botânico concentrou atividades esportivas e culturais
03/05/2012 - 03h20
Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a Festa do Trabalhador realizada no feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalho pela Prefeitura, que organizou várias atividades no estádio municipal Cândido de Barros, no Jardim Botânico. O evento marcou também a entrega das obras de revitalização do bosque do Botânico e do Centro de Esportes e Lazer William Bucalem, que receberam melhorias na iluminação e plantio de árvores.
O prefeito Marcelo Barbieri destacou a grande presença do público e a variedade de atrações que agitaram a comemoração do Dia do Trabalhador em Araraquara. “Essa festa foi pensada para que o trabalhador araraquarense pudesse aproveitar com a sua família”, disse.
A programação teve início pela manhã no Bosque do Botânico com a Caminhada Saúde do Trabalhador, reunindo participantes do programa Saúde na Praça.
A gerente comercial Salete Claro, participante do grupo da Praça Clovis Bevilaqua, do Jardim Harmonia, foi uma das primeiras a chegar no Botânico. “Além das sessões de ginástica na Praça dos Advogados, eu sempre venho caminhar no Botânico. O local ficou ótimo com a nova iluminação, limpeza e pintura”, elogiou Salete.
No Bosque do Botânico, revitalizado a partir de uma parceria firmada entre Prefeitura e Ministério Público do Meio Ambiente, foram plantadas 2.300 mudas de árvores de 50 espécies nativas, como Acácia, Jasmim, Ypê, Lobeira, Jequitibá, Jerivá, Jacarandá e Pau-Brasil, entre outras. Simbolizando a entrega, o prefeito Marcelo Barbieri plantou uma muda de Pau-Brasil.
A revitalização do local conta também com a colocação da cobertura da arquibancada do Estádio Cândido de Barros, em fase de execução. Além disso, a administração municipal efetuou a revisão da iluminação e limpeza geral, com desassoreamento nas bocas de lobo, capinação e retirada de 500 tocos de árvores atingidas por um vendaval no ano passado.
“Realizamos investimentos desde 2009 no Botânico e, hoje, entregamos para a população um local totalmente revitalizado”, destacou o prefeito.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek ressaltou os avanços que a cidade conquistou nos últimos anos com a administração do prefeito Marcelo. “Araraquara cresce, evolui e cada vez mais nossos trabalhadores se qualificam”, disse o parlamentar.
Também aconteceu no Botânico, a “Romaria do Trabalhador”, que contou com a participação das comunidades Igreja São João Batista (Vila Independência), Igreja Nossa Senhora da Candelária (Jardim Maria Luiza) e Igreja Imaculada Coração de Maria (Jardim Paraíso).
Logo após, foi celebrada a Missa do Trabalhador, a primeira realizada no local e celebrada pelo Padre Juliano, da Paróquia São João Batista, que abençoou as Carteiras de Trabalho dos empregados e de quem procura emprego.
Shows
Seis shows agitaram o público no início da noite. Pelo palco passaram a banda Chic No Úrtimo, com seu forró animado. Na sequência, a dupla sertaneja Filipi Gabriel e Gustavo, com seu sertanejo universitário contagiante.
O forró da banda Sotaque Paulista também marcou presença na festa, assim como o sertanejo da banda Emoções da Terra. O samba raiz animou os presentes realizando o penúltimo show da noite, com o grupo Samba de Bamba e Jr. Barros.
A última apresentação foi do vencedor do programa Ídolos, em 2008, da Rede Record de Televisão, Rafael Barreto, acompanhado por sua banda. O cantor se destaca como a grande revelação do gênero sertanejo universitário e o novo CD "Tá na Cara".