05/05/2012 - 03h49
Além das exposições do X Território da Arte, a Secretaria da Cultura e Fundart prepararam uma série de atividades, palestras, oficinas com profissionais reconhecidos no país e no exterior, além de uma programação de filmes no projeto Cinema em Série.
Segundo a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, todo o trabalho e preocupação com a formação tem sido desenvolvido dentro do Território como forma de fomentar a discussão e a reflexão sobre as artes visuais em Araraquara, assim como em outros projetos da Secretaria da Cultura e Fundart. “Dessa forma, entendemos que uma exposição somente, não atende aquilo que queremos para a população. Ela se completa com esse círculo de palestras, filmes e outras manifestações que proporcionam o ensino e aprendizagem pensados a partir da arte, como um sistema de conhecimento do mundo e conhecimento por meio da apreciação do objeto de arte”.
Todas as segundas-feiras de maio serão exibidos filmes, às 20 horas, relacionados às artes visuais, dentro da programação do Cinema em Série, na Casa da Cultura. Os filmes do programa são: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (07), “Macunaíma” (14), “Terra em transe” (21), e “Villa-Lobos: uma vida de paixão” (28).
De 29 a 31 de maio, no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, o curador viajante do Itaú Cultural, Carlos Franzoi, realiza o workshop Rumos Artes Visuais “Entre percursos e circuitos - manobras da arte”, das 15 às 19 horas. O workshop é voltado para a promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea, de forma a contribuir para a articulação, consolidação e aprofundamento de um cenário cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Os temas desenvolvidos serão: “Arte aqui” (29), “Arte hoje” (30), e “Arte, cultura e pensamento crítico” (31).
Macunaíma, a obra central e mais característica do movimento modernista, ganha espaço na programação com a palestra “Macunaíma e o Diálogo com a Semana de 22” , com Prof. Dr. Luiz Antônio Amaral, vice-diretor da FCLAr - Unesp Araraquara. A atividade será realizada no dia 28 de maio, às 19 horas, na Chácara Sapucaia.
No dia 01 de junho, às 15 horas, o Prof. Dr. Celso Favaretto apresenta a palestra “Do modernismo aos anos 60: resistência e criação", no Teatro Municipal. A palestra apresenta uma idéia sobre o modo de constituição da modernidade no Brasil, enfatizando a constituição da questão da brasilidade, estratégica no modernismo, e a sua paulatina transformação e diluição nos projetos e ações posteriores, até a sua explosão na atividade dos anos 60, especialmente na atividade tropicalista.
O artista plástico Gino Salvino, no dia 12 de junho, às 19 horas, no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, fala sobre o resgate da importância do Grupo de Arte Contemporânea nos anos 80 e 90, em Araraquara. Gino conta um pouco da luta do grupo por espaços físicos e de mercado, assim como de sua trajetória artística.
De 27 de abril a 15 de junho, às sextas-feiras, será realizado o Ciclo de Estudo “90 anos de Arte Moderna - antes, durante e depois”, com Prof. Dr. Paulo Cesar Andrade da Silva, Doutor em Estudos Literários pela Unesp e vice-chefe do Departamento de Literatura da UNESP. O horário do Ciclo será das 19 às 22 horas, no Centro de Artes e Oficíos Judith Lauand. Esta atividade é uma realização das Oficinas Culturais “Lélia Abramo” da Secretaria de Estado da Cultura, que tem como público alvo os profissionais da Educação e interessados em geral. Mais informações pelo fone:(16) 3324-3946.
O artista plástico Antonio Carlos Nicolielo, nos dias 12 e 13 de maio, das 8 às 17 horas, deve chamar a atenção no Parque Infantil, com o projeto de intervenção urbana: “L’Arte é Mobile”, com a exposição “Festa Baile”. Este projeto cultural leva, em um pequeno trailer, Nicolielo, seus sonhos, muitos cavaletes, telas e materiais de pintura. O artista, engatado em um automóvel, ganha as estradas em busca de novas praças com sua arte.
Por fim, a programação apresenta a “Itinerância Mosca Araraquara - Mostra Audiovisual de Cambuquira”, nos dias 02, 04 e 05 de junho, na Casa da Cultura. A programação apresenta uma retrospectiva dos filmes exibidos na Mostra Audiovisual de Cambuquira, em Minas Gerais, entre 2005 e 2010, com 38 dos filmes que se destacaram na história da Mosca. A realização é do Espaço Cultural Sinhá Prado e da Mostra Audiovisual de Cambuquira.
X TERRITÓRIO DA ARTE – PROGRAMAÇÃO
- LOCAIS DAS EXPOSIÇÕES:
CASA DA CULTURA LUIZ ANTONIO MARTINEZ CORREA
Sala Especial - Francisco Amêndola
- Obras Selecionadas e Artistas Convidados
- Arte Tradicional
- Perspectiva Futura
- Território Aberto- ”Arte da Rua” - Casa Transitória “Assad Khan”
TEATRO MUNICIPAL
- Obras de Tarsila do Amaral
- Sidney Rodrigues
- Arte Moderna
- Arte Contemporânea
- Obras Selecionadas e Artistas Convidados
PALACETE DAS ROSAS – PAULO A.C.SILVA
- Homenagem ao Grupo dos 11 de Araraquara
BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIO DE ANDRADE
- Fotografia
Foto Clube Aracoara
MUSEU HISTÓRICO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA
Recorte modernista da “Escola de Belas Artes” com obras do acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida
- Obras do Acervo Particular -‘‘Zoraide Sampaio”
Roteiro Sidney Rodrigues
Obras de arte a céu aberto de Araraquara
Shopping Jaraguá
Exposição “Filhos da Luz”, de Marcelo Miúra
Período: 08/05 a 12/06
AÇÕES EDUCATIVAS:
De 29 a 31/05 - das 15 às 19 horas “Entre percursos e circuitos - manobras da arte” - Workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013 - com Carlos Franzoi, curador viajante do Itaú Cultural
Dia 29/06 - “Arte aqui”
Dia 30/05 – “Arte hoje”
Dia 31/05 - “Arte, cultura e pensamento crítico”
Local: Palacete das Rosas “Paulo A. C. Silva”
Dia 28/05 - 3ª feira - às 19 horas
“Macunaíma e o Diálogo com a Semana de 22” - Palestra com Prof. Dr. Luiz Antônio Amaral - vice-diretor da FCLAr - Unesp Araraquara
Local: Chácara Sapucaia
Dia 01/06 - 6ª feira - às 15 horas
Palestra com Prof. Dr.Celso Favaretto - “Do modernismo aos anos 60: resistência e criação"
Local: Teatro Municipal
Dia 12/06 - 3ª feira - às 19 horas
“Gino Savino - uma trajetoria nas artes plásticas” - com o artista plástico Gino Savino
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva
De 27/04 a 15/06 - toda 6ª feira - das 19 às 22 horas
Ciclo de Estudo: 90 anos de Arte Moderna - antes, durante e depois.
com Prof. Dr. Paulo Cesar Andrade da Silva - Doutor em Estudos Literários pela Unesp e vice-chefe do Departamento de Literatura da Unesp
Local: Centro de Artes e Oficíos Judith Lauand
Público: Profissionais da Educação e Interessados.
Realização: Oficinas Culturais Lélia Abramo da Secretaria de Estado da Cultura
Mais informações: (16)3324-3946 - Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Vila Xavier
Projeto “Cinema em Série”
Dia 07/05 – “Deus e o Diabo na terra do sol”
Dia 14/05 – “Macunaíma”
Dia 21/05 – “Terra em transe”
Dia 28/05 – “Villa-Lobos: uma vida de paixão”
Local: Sala Jean Paul Sartre - Casa da Cultura “Luiz Antonio Martinez Corrêa
Projeto de Intervenção Urbana“L`ARTE È MOBILE” - Com a exposição Festa Baile, com o artista plástico Antonio Carlos Nicolielo
Dias 12 e 13/05 - Sábado e Domingo - das 8h às 17h
Local: Parque Infantil
Roteiro cultural SIDNEY RODRIGUES - Obras de arte a céu aberto em AraraquaraPasseio todos os sábados, às 10 horas, saindo da frente do Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 - centro)
- Agendamento pelo fone (16) 3322-2770
Itinerância Mosca Araraquara - Mostra Audiovisual de Cambuquira
Dia 02/06 (Sábado)
16h - Sessão Infantil (classificação Livre)
18h - Sessão Curtas 1 (classificação 14 anos)
20h - Sessão Curtas 2 (classificação 16 anos)
Dia 04/06 (2ª feira)
9h30 - Mosca na Escola - Sessão Infantil (classificação Livre)
14h30 - Mosa na Escola - Sessão Infantil (classificação Livre)
20h - Mosca no “Cinema em Série” - Sessão Curtas 3 (classificação Livre)
Dia 05/06 (3ª feira)
9h30 - Mosca na Escola - Sessão Jovem (classificação Livre)
14h30 - Mosa na Escola - Sessão Jovem (classificação Livre)
20h - Mosca no “Cinema em Série” - Sessão Curtas 4 (classificação Livre)