Aceleradas as obras de novas Unidades Saúde da Família

Prefeitura constrói cinco novas USFs nos Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Brasília, Vila Xavier e Altos de Pinheiros

08/05/2012 - 04h05

Estão avançadas as cinco novas Unidades Saúde da Família (USFs), construídas  pela Prefeitura em cinco bairros de Araraquara por meio da empresa Singulare.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o avanço é maior nas unidades dos bairros Jardins Paraíso, Adalberto Roxo e Brasília – outras duas USFs estão sendo construídas na Vila Xavier e em Alto de Pinheiros.
A Prefeitura investe R$ R$ 2.117.813,04 nas obras destas cinco unidades a partir de um convênio firmado com o Ministério da Saúde (MS), com contrapartida do município.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, com a proposta do Governo Federal de trabalhar a saúde em rede, tendo como eixo principal a Atenção Básica, Araraquara fortalece as ações no setor.  “Estamos expandindo o atendimento com a construção destas novas unidades e ampliação das equipes, além de criar novas unidades de atendimento também no setor de urgência e emergência”, afirma o prefeito.
Ainda segundo Marcelo, o fortalecimento da rede de Atenção Básica segue o novo modelo de Saúde Pública do Ministério, que “prioriza a humanização do atendimento, com o acolhimento dos pacientes e a participação de todos os envolvidos no processo - população, profissionais e gestores - para o avanço do SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

Nova estratégia

As novas unidades em processo de construção pela Prefeitura integram a estratégia do MS de oferecer à população usuária do SUS o atendimento próximo de sua casa, visando estreitar as relações entre médicos, agentes de Saúde e pacientes.
“Ter a unidade próxima à comunidade proporciona o vínculo e a continuidade do atendimento, um dos princípios da Atenção Básica. Esse relacionamento entre profissional e usuário direciona as ações, priorizando o atendimento voltado à pessoa e não à doença”, explica a coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura, Maria da Penha Santos.
Nos últimos três anos, a Prefeitura ampliou a cobertura de atendimento do programa Saúde da Família no município, que passou de 23,15% para 40%.