07/11/2026   |   Araraquara · SP | 🌧️ 26°C Garoa fraca WeatherAPI Instagram WhatsApp | Jornal Impresso Contato

A informação que faz parte da sua cidade.

☰ Menu
PUBLICAÇÕES LEGAIS

Editais e Atas

Consulte as publicações ou fale com nossa equipe para publicar.

Publicidade
Home  ›  Notícias  ›  Saúde
Saúde

Aceleradas as obras de novas Unidades Saúde da Família

Prefeitura constrói cinco novas USFs nos Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Brasília, Vila Xavier e Altos de Pinheiros

08/05/2012 - 04h05
Aceleradas as obras de novas Unidades Saúde da Família

Estão avançadas as cinco novas Unidades Saúde da Família (USFs), construídas  pela Prefeitura em cinco bairros de Araraquara por meio da empresa Singulare.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o avanço é maior nas unidades dos bairros Jardins Paraíso, Adalberto Roxo e Brasília – outras duas USFs estão sendo construídas na Vila Xavier e em Alto de Pinheiros.
A Prefeitura investe R$ R$ 2.117.813,04 nas obras destas cinco unidades a partir de um convênio firmado com o Ministério da Saúde (MS), com contrapartida do município.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, com a proposta do Governo Federal de trabalhar a saúde em rede, tendo como eixo principal a Atenção Básica, Araraquara fortalece as ações no setor.  “Estamos expandindo o atendimento com a construção destas novas unidades e ampliação das equipes, além de criar novas unidades de atendimento também no setor de urgência e emergência”, afirma o prefeito.
Ainda segundo Marcelo, o fortalecimento da rede de Atenção Básica segue o novo modelo de Saúde Pública do Ministério, que “prioriza a humanização do atendimento, com o acolhimento dos pacientes e a participação de todos os envolvidos no processo - população, profissionais e gestores - para o avanço do SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

Nova estratégia

As novas unidades em processo de construção pela Prefeitura integram a estratégia do MS de oferecer à população usuária do SUS o atendimento próximo de sua casa, visando estreitar as relações entre médicos, agentes de Saúde e pacientes.
“Ter a unidade próxima à comunidade proporciona o vínculo e a continuidade do atendimento, um dos princípios da Atenção Básica. Esse relacionamento entre profissional e usuário direciona as ações, priorizando o atendimento voltado à pessoa e não à doença”, explica a coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura, Maria da Penha Santos.
Nos últimos três anos, a Prefeitura ampliou a cobertura de atendimento do programa Saúde da Família no município, que passou de 23,15% para 40%.

Publicidade

Acompanhe o Folha da Cidade no Google

Escolha o Folha da Cidade como fonte preferida para encontrar nossas noticias com mais facilidade na Pesquisa Google.

Abrir as preferencias de fontes do Google