Inadimplência sobe 10,25% em abril, afirma Pesquisador do Sincomércio

09/05/2012 - 03h13

A inadimplência, medida pelo número de inclusões de débitos no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de Araraquara registrou um crescimento de 10,25% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2011. Foram 15.949 inclusões contra 14.466 em abril do ano passado, informou Jaime Vasconcellos, Economista e Coordenador do Núcleo de Economia do Sincomércio - Araraquara e Pesquisador do Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos (NCEE) / UNESP-Araraquara.
Segundo ele , na contraposição com o mês de março de 2012, houve uma diminuição de dívidas ativas inclusas no SCPC em 18,7%. Pela ótica das exclusões de débitos, isto é, quando o consumidor quita uma dívida ativa presente no SCPC, houve um crescimento de quase 9%. 
No ano, observa-se que a inadimplência cresceu 6,32% em Araraquara. Na mesma comparação, feita com os quatro primeiros meses de 2011, a quantidade de dívidas quitadas aumentou 21,11%. 


ANÁLISE 

Na Analise feita por Jaime dos números apresentados acima houve um aumento da inadimplência em Araraquara e reflete um processo já previsto no fim de 2011, natural devido ao arrefecimento das da atividade econômica brasileira, como um todo, e às dividas contraídas no Natal e nas promoções de inicio do ano. O percentual de 6,32% ainda não preocupa, pois continuamos com estabilidade do emprego e renda e boas perspectivas ao potencial de consumo da população. De toda forma, é um sinal amarelo ao consumidor, tornando prudente o acompanhamento de perto dos níveis de inadimplência das famílias nos próximos meses. 
A boa noticia é o aumento de dívidas quitadas e, por isso, exclusas do SCPC. O aumento de quitações foi quase três vezes maior que o aumento de inadimplência. 
Mesmo havendo mais dívidas inclusas que exclusas do sistema, o cenário explicita um movimento de aperto orçamentário e busca por recuperação de poder de compra da população, o que é saudável à economia local. Com isso, as perspectivas para o Dia das Mães em Araraquara são boas. Espera-se um aumento nas vendas, em comparação com a data no ano passado, de cerca de 10%.