380 alunos concluem programa de resistências às drogas na rede de ensino

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/05/2011 - 04h41

Na quinta-feira (5), 380 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram no SESC da conclusão do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, coordenado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Araraquara. 
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes se envolvam com pessoas suspeitas e saibam se defender da pressão de colegas que insistirem no convite para o uso de drogas. 
A conclusão do curso contou com apresentações das redações premiadas com a entrega de medalhas e certificados. Estiveram presentes os secretários Orlando Mengatti Filho (Nino), da Educação, e Coronel Spera, da Comunicação, o gerente do SESC, Paulo Casale, vereadores Tenente Santana, Elias Chediek e representantes das Escolas Municipais Professora Olga Ferreira Campos (Universal), Professor Waldemar Saffiotti (Cruzeiro do Sul) e Rafael de Medina (Jardim Eliana), e da Estadual Deputado Leonardo Barbieri. Além da participação da Banda regimental do 13° Batalhão. 
O prefeito Marcelo Barbieri parabenizou toda a equipe do PROERD e os alunos pela formatura. “Para nós este é um dia muito importante porque é mais uma turma de crianças que sabe dizer não às drogas. Hoje sabemos que a droga é um problema que infelizmente vem crescendo e levando nossos jovens para as ruas e para um caminho que muitas vezes não tem volta”, disse o prefeito. “Nós estamos combatendo com afinco esse mal, e o PROERD nos ajuda muito nessa luta, ensinando as crianças a se proteger de aliciadores”.
O capitão da Policia Militar, Paulo Henrique, que representou o Tenente Coronel Antonio Marcolino Vieira, destacou que “o trabalho é feito para que as crianças sejam árvores e dêem bons frutos”. 
Para a vereadora Juliana Damus, “a Pólicia Militar desenvolve um importante papel ao alertar sobre todos os males do uso das drogas, bem como da violência gerada pelo convívio com elas. Sabemos o quanto esta luta é difícil, mas programas como o PROERD mantém vivo o sentimento de esperança, pois além de levarem o conhecimento até os alunos, transforma também estes alunos em futuros professores desses ensinamentos”, destacou. 
O vereador Tenente Santana, que atuou por 22 anos no 13º Batalhão como policial, fez uso da palavra, e na mesma linha falou aos alunos para que não usem drogas. “Hoje vocês são crianças que estão descobrindo a vida. Amanhã, vocês estarão comandando esta cidade, este país, e podem fazer um lugar mais feliz ficando longe das drogas”, destacou Santana. 
A instrutora do Proerd, a policial Luciana Candido Pereira Ferreira, que recebeu uma homenagem dos alunos, concluiu o evento com um alerta aos pais: “dêem carinho aos seus filhos, porque senão eles procurarão em outro lugar que pode não ser seguro, e os beijem, pois assim vocês saberão reconhecer se há algo estranho quando eles chegam da rua, pelo batimento cardíaco, pelo hálito, pelos detalhes”, falou.
Na formatura, os alunos prestam compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência por meio de um juramento. Todos os estudantes que concluíram os quase 5 meses do curso do Proerd, com uma aula semanal dentro de suas próprias escolas, receberam certificados, e os que mais se destacaram foram premiados com medalhas. A atividade recomeça no segundo semestre nas escolas, e ao final deste ano uma nova turma participará de outra solenidade de conclusão. As duas solenidades foram concluídas com a frase “hoje é dia de Proerd”.