Teatro Municipal recebe melhorias importantes

17/03/2011 - 02h20

O Teatro Municipal de Araraquara, neste início de 2011, por meio da Prefeitura de Araraquara recebeu algumas melhorias que, agora, permitem uma melhor qualidade técnica dos espetáculos, assim como maior segurança e conforto para seus usuários.
Segundo a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, as melhorias no Teatro tiveram início em 2009, quando o prefeito Marcelo Barbieri entendeu que investir no teatro era de grande importância para a cultura da cidade, por isso, melhorias fundamentais como em acessibilidade, com o término da implantação do elevador, foram garantidas.
Euzânia conta que, em 2010, foram reformadas as pias dos banheiros para o público, que apresentavam sérios problemas em suas instalações e muitas se encontravam inativas. Também foram reformadas as válvulas de todos os banheiros do teatro, inclusive nos camarins, que comprometiam a demanda por parte das companhias que utilizam o espaço.
A impermeabilização da marquise, no início deste ano, foi mais uma ação do governo municipal a fim de proteger o prédio de maiores problemas na sua infraestrutura. A secretária destaca que “o principal investimento, de mais de R$ 60 mil, foi a compra do equipamento de iluminação que coloca nosso teatro dentro dos mais bem equipados do interior”.
A nova mesa digital de iluminação, da marca ETC (modelo Element), uma das mais modernas mesas digitais disponíveis no mercado luminotécnico, permite aos técnicos do Teatro Municipal atender a diversas produções artísticas em suas mais requintadas elaborações.
De acordo com Ricardo Portari, gerente administrativo de Equipamentos Culturais do Teatro, poucos teatros possuem este equipamento. “A mesa adquirida de iluminação é de primeiro mundo. Tecnicamente é excelente. Eu diria que compramos uma Ferrari”, brinca. Portari destaca que a mesa possui efeitos e muitos recursos para facilitar o manuseio no momento dos eventos programados.
Na questão se segurança, o Teatro Municipal adquiriu módulos de potência. Portari explica que os módulos são “como o coração de todo nosso equipamento de iluminação e é ali que a corrente elétrica se distribui até encontrar os refletores”.
Tecnicamente, os módulos são compostos por 20 peças, sendo cada uma delas com 12 dimmers de 20 A, com sinal DMX em padrão rack. “Anteriormente tínhamos uma deficiência, pois o material que utilizávamos era já muito antigo e propenso a falhas. Com essa aquisição podemos dizer que modernizamos de forma efetiva nosso equipamento de iluminação”, destaca.
“Para 2011 o teatro receberá novos investimentos, pois foi aprovado pelo Orçamento Participativo, um valor que será utilizado e reformas de setores de fundamental importância para o cartão postal da cultura de nossa cidade”, finaliza Euzânia.