11/05/2012 - 04h04
As lojas do comércio de Araraquara, estarão abertas nesta sexta-feira, dia 11, até as 22 horas, e amanhã (sábado), dia 12, até as 17 horas, conforme o calendário de abertura especial das lojas da cidade. É considerado como tradicional, o funcionamento noturno na sexta-feira que antecede o Dia das Mães, e aguardado pelos consumidores com muita expectativa, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), Renato Haddad. “O Dia das Mães é o segundo melhor momento em termos de volume de vendas no comércio em geral, perdendo apenas para o Natal”, diz o dirigente que espera um crescimento na ordem de 6% nas vendas, comparando com o mesmo período do ano passado.
Nesta época, principalmente com a chegada do inverno, as roupas e os calçados predominam na preferência de 37,9% dos consumidores brasileiros que planejam presentear as mães no próximo domingo, conforme estudos apontados pelo Instituto Ipsos. No ranking dos mimos mais cotados para a ocasião, as jóias, perfumes e bijuterias compõem, com 18,2% das intenções, a segunda categoria de produtos que têm maior chance de venda. Essas preferências reproduzem um comportamento histórico de compras típico da época. Há, no entanto, indícios de que o desempenho da categoria eletroeletrônicos (que inclui geladeira, fogão, microondas, TVs, DVDs e computadores) também será estimulado pela data.
Já o presidente do SINCOMÉRCIO, Antônio Deliza Neto, assegura que dados preliminares mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados. “A pesquisa para o Dia das Mães detecta a predominância do crediário para a compra de presentes como TV (com 54% entre os que planejam dar esse produto); geladeira (52%); fogão (entre as classes: C/D 83%); e tablet (aquisição exclusiva nas classes A/B: 53%)”, disse ao analisar a pesquisa. O documento também detectou algumas curiosidades. Entre elas, o fato de as mulheres serem maioria entre os indecisos sobre o presente a ser comprado para as mães e a liderança masculina entre os que planejam entregar flores nesse dia.
Outro ponto que reforça o crescimento no volume de vendas, é quanto ao Índice Nacional de Confiança do Consumidor (INC) do brasileiro que se manteve em 164 pontos no mês de abril, repetindo a performance de março e superando o grau de otimismo observado no mesmo período dos anos passado e retrasado, quando chegou a 150. “O momento econômico que vivemos aponta uma perspectiva de melhora e o crescimento do emprego e da massa salarial explicam o atual otimismo do consumidor”, avalia Deliza Neto.