Boi prestigia assinatura de convênio para TV Digital

Para presidente da Câmara, é um marco para a democracia do Legislativo Araraquarense

12/05/2012 - 03h06

O Presidente da Câmara Municipal, Aluísio Braz, Boi (PMDB), participou, na Assembleia Legislativa (Alesp), em São Paulo, da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Alesp e a Câmara dos Deputados para integrarem a Rede Legislativa de TV Digital. O acordo de cooperação da TV Digital já havia sido assinado por Boi em Brasília no mês passado. “Imagine a população de um bairro poder acompanhar, de forma gratuita, a aprovação de um projeto indicado por vereadores para a melhoria de sua região? Isso será fantástico para a politização das pessoas e para a democracia”, analisa Boi. “O Legislativo ficará mais forte e valorizado. Com a implantação da TV Digital estamos levando, de fato, transparência e democratizando a informação, além de aproximar a população da Casa de Leis. É marcante para a nossa história estar entre as primeiras cidades a implantar a TV Câmara em sinal aberto”.
Este ano foram oficializados 26 acordos de cooperação de TV Digital para cidades em todo o Brasil. Araraquara foi contemplada, pois já vinha produzindo programas veiculados pelo canal 98 da Net e pelo site da Câmara Municipal, além da transmissão das sessões ao vivo. Ribeirão Preto, Jaú e Jacareí, também contempladas pela Rede Legislativa, já implantaram a TV Digital e apenas esperam a concessão oficial da Anatel para a veiculação de suas programações em canal aberto, que segundo a assessoria da Rede Legislativa de TV Digital, deverá sair no final do mês de maio. 
Segundo Boi, a TV Digital em Araraquara deverá ser implantada no final do ano. “Faremos a elaboração e colocaremos em prática o projeto de engenharia para que o próximo presidente dê continuidade no plano de implantação.”, afirma.
A Rede Legislativa de TV Digital é um projeto criado em 2006 pela Câmara dos Deputados para garantir a expansão do sinal da TV Câmara com menor custo. O recurso utilizado para reduzir as despesas é permitir que o mesmo canal, o 61 UHF, seja compartilhado por diferentes emissoras, a TV Alesp, a TV Câmara dos Deputados, A TV Senado e as TVs das Câmaras Municipais. Com este acordo, as TVs passam a operar em sinal aberto, e fica o compromisso dos Parlamentos municipais de cumprirem com sua parte na implantação.