Ícone do Cinema Novo tem exibição gratuita na Casa da Cultura

12/05/2012 - 03h07

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” - filme de Glauber Rocha considerado um marco do Cinema Novo - é a atração do Cinema em Série “Especial Território da Arte”, na segunda-feira (14). A exibição - realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio da Best Video – acontece na Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, às 20 horas. A entrada é gratuita.
Lançado em 1964, em preto e branco, “Deus e o Diabo...” é um drama que foi gravado em Monte Santo, na Bahia, e ganhou o Festival de Cannes, em 1964. O filme também foi indicado à Palma de Ouro.
Vale lembrar que o diretor de fotografia de “Deus e o Diabo...”, o fotógrafo sergipano Waldemar Lima, esteve diversas vezes em Araraquara para ministrar oficinas. Ele faleceu recentemente, em janeiro desse ano.
No elenco estão: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle, Othon Bastos – entre outros.
O sertanejo Manoel e sua mulher Rosa têm uma vida sofrida no interior do país, vivendo numa terra desolada e marcada pela seca. Mas Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra.
Quando ele leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. No momento da partilha, o coronel diz que não vai dar nada ao sertanejo, porque o gado que morreu era dele, e o que chegou vivo era seu. Manoel fica irritado, mata o coronel e foge para casa. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás.
Assim Manoel e Rosa passam a ser perseguidos por jagunços. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Os latifundiários decidem contratar Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.
O filme tem indicação etária para maiores de 14 anos. Ainda, a programação do “Especial Território da Arte” apresenta: “Terra em Transe” (21) e “Villa-Lobos: uma vida de paixão” (28).  SERVIÇO:
Cinema em Série Especial “Território da Arte” apresenta: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 - Centro)
Data: segunda-feira (14/05)
Horário: 20 horas Realização: Prefeitura de Araraquara – Secretaria Municipal da Cultura, Fundart
Entrada franca