15/05/2012 - 03h39
O Território da Arte – Mostra de Arte Visual é uma das atrações da Virada Cultural – evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - e com o SESC-SP. A Virada acontece nos dias 19 e 20 de maio, com diversas atrações em variados espaços da cidade, sendo o palco principal montado na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente a Arena da Fonte.
O Território da Arte reúne mais de 200 obras de 106 artistas nacionais e internacionais com exposições nos seguintes espaços: Teatro Municipal, Casa da Cultura, Museu Histórico, Palacete das Rosas, Biblioteca Municipal, além das intervenções urbanas.
Entre os destaques da exposição, estão obras de Tarsila do Amaral - uma das mais expressivas representantes do Movimento Modernista brasileiro - que podem ser conferidas no saguão do Teatro Municipal. Também, os trabalhos de Arte Moderna e Arte Contemporânea, de artistas selecionados e convidados, podem ser conferidos no teatro, local onde estão obras de Sidney Rodrigues, artista que recebeu, nessa edição, o título de “Patrono do Território da Arte”.
Na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa está a Sala Especial Francisco Amêndola, além das obras selecionadas e artistas convidados da Arte Tradicional e Perspectiva Futura. No mesmo espaço acontece o Território Aberto que conta com a participação da Casa Transitória Assad Khan, com o projeto Arte Rua. Este é um espaço livre para manifestação de artistas, projetos sociais e culturais.
O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria conta com um recorte modernista da "Escola de Belas Artes", com obras do acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida e também do acervo particular de Zoraide Sampaio, que de 1937 a 1942 estudou na Escola de Belas Artes.
Esta referência à Semana de Arte Moderna de 1922 - marco simbólico do movimento que redefiniu os conceitos identitários da expressão cultural brasileira – revela uma mostra de artes visuais que não só busca homenagear os ícones modernistas, como apresentar artistas, alunos e professores da Escola de Belas Artes de Araraquara.
A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade recebe a exposição de fotografias do Foto Clube Aracoara. Em agosto desse ano, o Fotoclube Araracoara comemora 60 anos entorno de uma única paixão: a fotografia. A história do fotoclube começou em 1952, e é um dos primeiros fotoclubes do Brasil. Com características participativas, o Fotoclube Aracoara – ligado à Confederação Brasileira de Fotografia - ganha destaque na cena nacional e vem conquistando vários prêmios Brasil a fora.
Já o Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva recebe as obras que homenageiam o Grupo dos 11 de Araraquara - grupo de artistas contemporâneos que se formou no final da década de 80. Idealista, inspirador e inventivo, o grupo de artistas defendia a arte contemporânea e o direito do artista de ter acesso aos espaços públicos para apresentar a sua obra e refletir com o público o acesso à arte e a cultura.
Os “11” são: Antônio Carlos Albino, Bernadette Guimarães, Euzânia Andrade, Evaldo Barros, Fernando Leite, Gino Savino, Joaquim Campos Filho, Lauro Monteiro, Marco Aurélio Donato, Sidney Rodrigues, e Sueli Ferrers. Os artistas constituíram um grupo forte que realizou obras e exposições significativas, como no SESC Paulista, em 1988.
Vale destacar que o ônibus Roda Cultura, durante a Virada Cultural, circula como “Expresso Virada”, gratuitamente, das 18 às 4 horas (dia 19) e das 10 às 18 horas (dia 20). O Expresso Virada circulará pelos espaços onde acontecem as apresentações. Na hora cheia, ele sairá das proximidades do Palco Principal – estará localizado na Rua João Afonso dos Santos, à direita do Palco Principal – indo em direção ao: Teatro Municipal, Casa da Cultura, Palacete das Rosas, Museu Voluntários da Pátria, e Teatro Wallace. Depois, ele retorna à Praça Scalamandré Sobrinho.
Vale destacar que toda a programação da Virada Cultural é gratuita, assim como do Território da Arte, mostra que permanece em cartaz até o dia 12 de junho.