Ação do Escritório de Araraquara tem como meta incentivar o empreendedorismo rural na região
16/05/2012 - 03h51
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) promove a 1ª edição do Agrodiálogo em sua sede de Araraquara. O projeto tem como meta a promoção e o incentivo ao empreendedorismo rural, segmento de grande importância para a região.
A ação acontece no dia 24 de maio, ao longo de toda a tarde e é uma forma de divulgar o agronegócio e de capacitar os participantes. Além disso, constitui, especialmente, um encontro de relacionamento e negócios, já que reunirá produtores e compradores das cadeias produtivas existentes nos municípios do entorno de Araraquara (destacam-se leite, fruticultura, apicultura, avicultura e olericultura) e, portanto, uma grande oportunidade para quem atua no setor e deseja ampliar sua rede de contatos.
Segundo a Gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, Marimar Guidorzi, fortalecer o agronegócio é um passo estratégico para o crescimento da economia regional. Tanto que, no início do ano, foi declinada como uma das vertentes prioritárias e que merecerá grande atenção nas ações que devem acontecer no escritório ao longo de 2012, com vistas ao atendimento e desenvolvimento sustentável dos micros e pequenos empreendedores rurais.
A 1ª edição do Agrodiálogo em Araraquara figura em meio a estas ações e é um espaço de capacitação, troca de ideias – capazes de melhorar um empreendimento – e ainda para negociações.
Em edições realizadas em outras localidades do Estado pelo Sebrae-SP, com freqüência, produtores participantes passaram ao status de fornecedores de outros empreendimentos, após a participação no evento. Para os compradores, pode representar a oportunidade de contato direto com o produtor e o acesso a produtos de qualidade com melhores preços.
Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (16) 3332 3590 (16) 3332 3590 ou 0800 570 0800. A sede do Sebrae-SP em Araraquara está localizada na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, 2903.
Dinâmica – O Agrodiálogo é dividido em 3 etapas. Às 14h está prevista a realização de uma palestra com o tema “Novo Código Florestal”. Às 16:30h ocorrem, simultaneamente, workshops sobre assuntos diversos como compras públicas; qualidade do leite; destino adequado dos vasilhames de agrotóxicos e sobre as exigências para comercialização de produtos de origem animal no Estado de São Paulo (registro de inspeção estadual).
Finalmente, às 18h ocorre o Encontro de Relacionamento e Negócios, no qual, durante um café, compradores conversam com vendedores. Restaurantes, hotéis, pizzarias, padarias, varejões, supermercados que podem ter interesse em adquirir produtos como ovos, leite, mel, verduras, frutas e demais produtos agrícolas são público em potencial.