Centro de basquete abre oportunidades a jovens de Araraquara e região

16/05/2012 - 04h06

O projeto Centro Telefônica/Vivo de Basquetebol para formação de atletas foi lançado nessa terça-feira (15), no Sesc Araraquara, em um grande evento que contou com a presença do prefeito Marcelo Barbieri e da madrinha do projeto, a ex-jogadora Hortência Marcari.
O projeto é uma realização da Telefônica/Vivo e Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e oferece toda infraestrutura e método exclusivo para jovens com idade entre 10 e 17 anos.
Segundo o prefeito Marcelo, a expectativa é que cerca de 340 jovens de Araraquara participem do projeto. “A Hortência é uma referência que vem inspirar nossos jovens para que busquem o profissionalismo com a perspectiva de ter o amparo da rainha do basquete brasileiro. Para Araraquara, é uma conquista receber um projeto deste porte”.
Hortência ressaltou que a primeira oportunidade que teve para jogar basquete foi em um projeto semelhante ao que foi lançado nesta terça. “Dois anos depois, estava jogando na seleção brasileira graças a iniciativas como essa. Hoje, começa o sonho de muitos jovens e crianças em vestir a camisa do Brasil”, comentou.
A ex-jogadora destacou também a iniciativa de Araraquara. “Não é toda cidade que tem essa visão e se não fossem prefeituras como as daqui não seria possível implantar um centro de treinamento como este”.
Em Araraquara, o projeto é coordenado pela ex-atleta da Seleção Brasileira, Roseli Gustavo, e atende aproximadamente 200 alunos nos pontos do Caic do Vale do Sol; Palmeiras na Vila Xavier; Escola Estadual Maria Isabel, no Selmi Dei/Roxo; Escola Municipal Gilda Rocha (Indaiá); clube da Polícia Militar, no Iguatemi; Área de Lazer do Del Rey; CER Carmelita Garcez, São José e Praça Scalamandré Sobrinho em frente à Arena da Fonte.
Os interessados podem procurar a Secretaria de Esportes, na Avenida Doutor Gastão Vidigal nº 62, Jardim Primavera, para fazer as inscrições e participarem do projeto.
O centro de treinamento de basquete vem ao encontro da filosofia de trabalho implantada pela atual administração de prestigiar os atletas revelados nas Escolinhas de Esportes (8 mil alunos nos 100 pontos de esportes espalhados nos bairros). 
 
Metodologia

A metodologia do Centro Telefônica/Vivo de Basquetebol é assinada pela ex-atleta Hortência e atende mais de 4 mil crianças e adolescentes de 12 municípios do Estado de São Paulo.
Todos os professores passaram por um período de capacitação para padronizar o método de ensino. Os profissionais são responsáveis pelo monitoramento, identificação e encaminhamento de atletas de destaque aos clubes e seleções regionais.
O centro conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte e é idealizado pela CBB e gerenciada pela Brunoro Sport Business (BSB) e com apoio de prefeituras.
O ensino do basquete será acompanhado pelos professores Sérgio Maroneze e Hermes Balbino, que também são idealizadores e foram membros da comissão técnica da seleção brasileira feminina no título mundial em 1994.
Acompanharam o lançamento do projeto a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; vereador Elias Chediek; os secretários municipais Orlando Mengatti Filho (Educação) e Fabrício Maia (Esportes e Lazer); além de Amarildo Rosa, representando a CBB; Celina Tamashiro, gerente adjunta do Sesc Araraquara; professores do projeto; alunos e convidados.