Visite o Museu do Futebol durante a Virada Cultural

17/05/2012 - 02h17

O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara também está na programação da Virada Cultural Paulista - uma realização do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - e com o SESC-SP.
A programação da Virada Cultural Paulista, concentrada na Fonte Luminosa – Praça Scalamandré Sobrinho e Teatro Municipal – irá proporcionar que o público faça uma visita diferente: ao Museu do Futebol, localizado na Arena da Fonte, ao lado da praça onde está o Palco Principal da Virada. Será uma ótima oportunidade para muitos conhecerem esse espaço municipal que guarda lembranças da história esportiva de Araraquara.
No sábado, o Museu do Futebol irá funcionar das 18 horas até a meia-noite; e no domingo ele será aberto às 12 horas, com fechamento às 18 horas.
No sábado, às 20 horas, o Museu do Futebol contará com uma intervenção cênica: “Personagens de Chuteira”, onde atores homenageiam o centenário de Nelson Rodrigues a partir da releitura dos personagens de “À Sombra das Chuteiras Imortais”, como o Ceguinho da Arquibancada e o Sobrenatural de Almeida.
No museu, o público poderá conferir também a exposição “AFE: o passado inspirando o futuro”.
A exposição reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas do time – entre outras peças que retratam o time de Araraquara. A seleção dos vários times que representaram a Ferroviária está exposta em formato de quadros, através de fotografias padronizadas com os jogadores perfilados.
A Ferroviária, com apenas cinco anos de fundação, já participava dos jogos da Primeira Divisão, o que lhe rendeu grande fama na década de 60, na “Era Pelé”, além de destaque para muitos de seus jogadores. Entre os craques evidenciados do time na exposição, estão: Bazani, o principal jogador da história da AFE; e Teia, artilheiro do time em 1968, ano que superou o número de gols de Pelé.
As fotos ainda revelam diversos outros craques que passaram pelo time, como por exemplo: Rosan, Dudu, Nei, Pio (atletas que jogaram pelo Palmeiras), Faustino (São Paulo), Peixinho (São Paulo, Santos), Galhardo (Fluminense), Thales (Corinthians), Mauro Pastor, Grafite (Seleção Brasileira).
Algumas réplicas de camisas dos uniformes do time também ganharam espaço na exposição. Também há camisas originais de várias épocas, expostas em vitrines, além de fotos que revelam, por exemplo, uma camisa que não emplacou, com uma espécie de faixa, como a do Vasco.
Uma galeria de fotos, com os ex-presidentes do time, compõe uma das paredes do museu. Jornais também são ressaltados em vitrines, pelo fato de noticiarem os dois acessos do time a Primeira Divisão: em 1955 e 1966. Alguns cartazes, de 1951, também ilustram a exposição.
Várias outras peças podem ser observadas na exposição, entre elas: os principais troféus, um jogo de botão com um time dos anos 60, disco com o hino do clube (gravado pela banda do brejo, em 1983), carteirinha de associado do clube, tabela de campeonato, canhoto de ingressos, vídeos e livros esportivos.
Ainda, é possível observar fotos da construção do estádio, inaugurado em 10 de junho de 1951; e também das piscinas do clube, em 1954. Outros esportes praticados na Ferroviária – como atletismo ou ciclismo – e alguns eventos - como desfiles e corrida de lambretas - também estão estampados nas paredes do museu.
Para acompanhar a programação completa da Virada Cultural, acesse os sites:www.araraquara.sp.gov.br ou www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Toda a programação é gratuita.