17/05/2012 - 02h21
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, na Praça Santa Cruz, um ato público pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio).
“O objetivo é sensibilizar e orientar a população sobre a importância de se denunciar a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.
A atividade terá apresentação da peça de teatral “Conto ou não conto”, do Núcleo de Artes Integradas, e panfletagem na região central da cidade, com distribuição de material informativo e orientações à população.
Também integra a programação do evento a palestra "Violência Familiar Contra Crianças e Adolescentes - Conhecer para Proteger”, ministrada por Miriam Oliveira, pedagoga, psicopedagoga, integrante do Conselho Municipal de Educação e pesquisadora do assunto. O encontro acontece por meio de uma parceria com o Comcriar e começa às 14h, no auditório do Sesc.
Antecipando a mobilização, na manhã desta quinta-feira (17), a Secretaria de Assistência Social distribuirá panfletos e dará orientações sobre o tema aos trabalhadores do Sest/Senat.
Também na quinta, o espetáculo “Conto ou não conto” será apresentado a alunos da EMEF Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias, a partir das 14h.
Atendimento
Maria Cecília destaca o importante papel do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas Girassóis), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na prestação de atendimento a jovens vítimas de violência. “O Creas é uma das portas de entrada das denúncias de abuso sexual. Por meio de uma equipe capacitada, o espaço oferece atendimento especializado, acolhendo, acompanhando e orientando as crianças e os adolescentes que sofrem violência”.
De 2009 a abril de 2012, o Creas Girassóis atendeu 370 casos de violência, incluindo abuso e exploração sexual.