15/05/2012 - 02h50
O Museu Voluntários da Pátria, às 21 e 22 horas deste sábado (19), é cenário para a intervenção artística “Personagens no Museu”, com atores caracterizados como personagens de época e monitoria à visitas ao acervo do museu.
A apresentação é mais uma atividade da programação da Virada Cultural Paulista - uma realização do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - e com o SESC-SP. Participam as atrizes Di Souza e Patrícia Diniz, nos papéis, respectivamente, de Sinhá Santinha e Bombara.
A intervenção terá dois momentos: um às 21 horas, voltado para crianças (onde também participarão as crianças inscritas no Acantonamento da Biblioteca), e depois às 22 horas para o público adulto.
A intervenção prima pelo tema da amizade, sendo este o tema central da versão infantil. Já a leitura para adultos, enreda-se mais pelo universo da memória.
Na intervenção, Bombara, a negra que habita no casarão, mantém uma relação próxima, de muita amizade com Sinhá Santinha que anda triste, pois seu filho Manequinho, através de uma pedra mágica, viajou para outras épocas.
Bombara convoca os valentes heróis dessa história – chamado “público” – para ajudar a renovar as esperanças de sua amiga sinhá. Para isso, os heróis deverão encontrar algumas pistas que desvendem o paradeiro de Manequinho.
Para desvendar esta história, o público passa pelas salas do museu, onde são dadas dicas e contadas histórias de fatos acontecidos em Araraquara em outras épocas.
Confira a programação da Virada Cultural Paulista no site www.araraquara.sp.gov.br e www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Toda a programação é gratuita.