Papo de Muleke e Meninas em Campo: novos projetos atendem adolescentes

22/05/2012 - 03h30

O Centro de Referência do Jovem e Adolescente (CRJA) está com inscrições abertas para dois novos projetos. “Papo de Muleke” é direcionado aos meninos, enquanto “Meninas em Campo” para as meninas.
Os projetos são gratuitos e destinados a quaisquer jovens da cidade interessados. Os encontros se realizam no próprio Centro de Referência do Jovem e Adolescentes, localizado próximo ao Melusa Clube.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos fones: 3334-2383 ou 3334-2459, ou pessoalmente no CRJA.
“Papo de Muleke” irá atender adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 a 16 anos. As inscrições estão abertas e seguem até dia 30 de maio. Os encontros serão realizados às quintas-feiras, das 9h às 10h30, e a previsão é que o primeiro encontro seja realizado no dia 31 deste mês.
As responsáveis pelo projeto - Renata Ferreira de Camargo, assistente social; e Thaís Jardim, técnica de enfermagem – contam que “Papo de Muleke” “trata-se de um trabalho em grupo para possibilitar aos adolescentes ressignificar a experiência social e exercitar o respeito a si próprio e ao outro, num movimento dialógico de pensar e agir que permitindo que assumam e exercitem o papel de cidadãos”.
Entre os objetivos principais do projeto estão: orientar, discutir, promover e estimular reflexões sobre temáticas de promoção de saúde e prevenção de doenças; e também fomentar a participação juvenil para atuar como sujeitos transformadores da realidade.
Os assuntos visam alertar os jovens para terem responsabilidade em sua saúde sexual e reprodutiva. Dessa forma, a prevenção de DST, HIV-Aids, gravidez indesejada e precoce são temas abordados nos encontros. O projeto orienta sobre doenças relacionadas ao sexo masculino e suas particularidades e estimula a busca pelos serviços da atenção básica de saúde.
Também, o “Papo de Muleke” visa orientar o jovem para que exercite sua própria identidade e cidadania, e encorajá-lo para o não uso e abuso de substâncias psicoativas. Uma das propostas do projeto é desmistificar o preconceito e a discriminação. A ideia é que o jovem use o espaço para desenvolver um “projeto de vida” e promova o desenvolvimento de prática de direitos e deveres.
Já o projeto “Meninas em Campo” atenderá adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 15 e 17 anos, com a proposta de participar de atividades interativas em que serão abordados assuntos como sexualidade, métodos contraceptivos, HIV - AIDS e DSTs, ética e cidadania, entre outros.
Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 16h. O início será na próxima segunda, dia 28 de maio. A previsão é que os encontros sejam realizados até 02 de julho.
Participam do projeto: Elizângela Noli, agente de enfermagem; Natália Falvo, terapeuta ocupacional; e as estágiárias da Uniara, Camila Amorim e Natália Cimati. 

SERVIÇO:

Inscrições abertas para os projetos “Papo de Muleke” e “Meninas em Campo”

Local: Centro de Referência do Jovem e Adolescente - Av. Arcângelo Nigro, 422 - Centro - (próximo ao Melusa Clube - esquina com a Gonçalves Dias) 

Grátis