Convênio firmado por governos de Brasil e Itália objetiva fomentar produção agrícola na Região Central do Estado
24/05/2012 - 03h10
Na noite de terça-feira (22), o prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, em seu gabinete, no Paço Municipal, representantes do Projeto Brasil Próximo, incluindo italianos de Umbria (região de Perugia). O encontro debateu melhorias nas formas de gestão, produção e desenvolvimento sustentável para micro e pequenas empresas da Região Centro Paulista, que tem apoio também do Sebrae-SP.
O prefeito ressaltou a importância do Brasil Próximo, que envolve seis municípios – Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Itirapina, Descalvado e Ribeirão Bonito – e visa dinamizar o empreendedorismo rural por meio do cooperativismo.
“Projetos como este, além de gerar mais emprego e renda, ajudam a fixar o homem no campo”, disse Marcelo, que destacou a política de incentivos já implantados pela Prefeitura no setor. Por mês, a Secretaria Municipal de Agricultura investe cerca de R$ 180 mil e adquire mais de 100 toneladas de produtos hortifrutis, principalmente dos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre e de pequenos produtores rurais.
Os produtos são comprados por meio do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e abastecem o Restaurante Popular, além de atender a mais de 40 entidades assistenciais da cidade, cadastradas no programa Fome Zero.
Para o prefeito Marcelo, a agricultura regional sempre teve um envolvimento muito grande com a comunidade italiana. “Apesar da vocação sucroalcooleira, a diversificação já é possível, com o incremento da agricultura familiar”, enfatizou.
Capacitação
A secretária do Projeto Brasil Próximo e representante da Uniara, Helena Carvalho De Lorenzo, explicou a Marcelo que o convênio entre Brasil e Itália objetiva “capacitar técnicos e certificar os produtos regionais para exportação”.
Helena citou, como exemplo, a produção e futura comercialização de leite e mel e a proposta da criação do Observatório Econômico, envolvendo a Universidade, para fomentar outras ações práticas aos micro e pequenos empresários.
O coordenador técnico do Centro Paulista do Brasil Próximo, Giuseppe Barberi, da Umbria, destacou o apoio da Prefeitura de Araraquara e do Sebrae nas ações e frisou que o projeto é de “grande importância também para a Itália”.
Segundo Giuseppe, o Observatório Econômico, que irá colher dados estatísticos sobre a produção das micro e pequenas empresas e criar um site para oferecer outras informações e orientações técnicas, trará muita contribuição no incremento da produção agrícola em âmbito regional.
“O Brasil Próximo pode se transformar em um projeto de intercâmbio entre Brasil e Itália envolvendo também a região de San Martin, na Argentina, que desenvolve empresas mecânicas para o setor”, acrescentou Barberi.
Extensão
Outras quatro regiões brasileiras, incluindo o Sul e o Nordeste, são contempladas pelo convênio envolvendo diversos municípios. A Itália financia o Brasil Próximo e as prefeituras oferecem a infraestrutura necessária para as ações práticas das empresas.
Também participaram do encontro com Marcelo o outro representante da Umbria, Mauro Marini; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo; além do secretário da Região Centro Paulista do Brasil Próximo, Newton Cainelli (também coordenador municipal de Indústria e Tecnologia); e de Ricardo Bonotto, pela Faculdade de Administração Pública da Unesp Araraquara.