Viola de Todos os Cantos será no Centro de Convenções

Alteração do local do evento se deve à previsão de chuva

25/05/2012 - 02h29

Por conta da previsão de mau tempo para o sábado (26), a organização do 10º Festival “Viola de Todos os Cantos” alterou o local onde será realizado o evento: agora o festival acontece no Centro Internacional de Convenções Nelson Barbieri, ao lado do CEAR, na Fonte Luminosa. A data e o horário continuam os mesmos: sábado (26), às 20 horas.

A entrada para o Festival “Viola de Todos os Cantos” - uma realização da EPTV em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado por um ingresso nos pontos de troca da cidade. A troca pelo alimento é opcional.

Os ingressos, até sexta-feira, podem ser trocados no Palacete das Rosas ou na Casa da Cultura. No sábado, a troca acontece somente na Casa da Cultura e no Centro de Convenções (confira os horários no box, no final da matéria). Os alimentos arrecadados serão destinados às entidades credenciadas no Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.

Os compositores da Categoria Raiz e da Categoria Regional são os destaques da noite. Uma música de cada categoria será eleita pelos jurados e terá lugar garantido na grande final que acontece em Poços de Caldas (MG), no dia 22 de junho. A abertura do evento terá a participação das Oficinas Culturais Municipais de Dança, com aproximadamente 40 alunos. Mazinho Quevedo é uma das atrações da noite, com o show do intervalo. Para encerrar o evento, a cantora Jayne sobe ao palco do Viola e promete uma belíssima apresentação. Também, o poeta, ator e compositor Tárcio Costa está na programação, realizando intervenções.

A etapa Araraquara conta com apresentação de 12 intérpretes, sendo seis na Música Raiz e o restante na Música Regional. Participam da seleção de Música Raiz: Sheila Alves (“Minha Viola”, de Sheila Alvez e Luciano Loiola), Adriano e Gabriel (“Projeto de Deus”, de Gabriel Gonçalves da Silva), Diplomata e Zé Cândido (“Quisera”, de José Cândido Ferreira), Violeiros Matutos (“Minha Sina”, de Sérgio Machado da Silva “Penna”), Martins e Martineli (“Sovaco da Serra”, de José Armando de Souza Muzeti), e Pedro neto e Daniel (“Sou Caipira”, de Daniel Dias).

Na Música Regional, os selecionados foram: Chico Serrat (“Se a Mata Morre”, de Tuny Brum e Vaine Darde), Salomão Rossy (“Viola de Encantamento”, de Salomão Rossy), Duo Teleu e Sanvita (“Cantiga Segredo”, de Watherly Alexandre Figueiredo), Fernando Cavallieri (“O Homem e o Capim”, de Fernando Cavallieri e Nilton Bustamante), Grupo Chão de Areia (“De Volta a Sorocaba”, de Mario Tressoldi, Chico Saga, e Ivo Ladislau), e Ritinha Carvalho (“Pra Terceira Idade”, de Marcelo Barum e Alcides G. Parmezan).

Vale destacar que, o Festival Viola de Todos os Cantos reúne, desde 2003, violeiros de todos os cantos do país com o propósito de manter viva a tradição das modas de viola e, ao mesmo tempo, apresentar às novas gerações a magia e o encanto da boa música de raiz.