26/05/2012 - 03h25
O Cinema em Série “Especial Território da Arte” – realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – apresenta na segunda-feira (28), o filme “Villa-Lobos: uma vida de paixão”. A exibição será realizada na Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, às 20 horas. A entrada é gratuita.
“Villa-Lobos - Uma vida de paixão” é um filme brasileiro de 2000, do gênero drama biográfico, dirigido por Zelito Viana. A trilha sonora é do maestro Sílvio Barbato.
O diretor Zelito Viana é irmão de Chico Anysio e pai de Marcos Palmeira, que interpreta Villa-Lobos em sua fase jovem no filme. Durante 25 anos o diretor Zelito Viana tentou realizar o filme sobre a vida de Villa-Lobos.
O filme relata a vida de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor do Brasil e da América Latina. A história tem início com um Villa-Lobos já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. Esta foi a última vez que o maestro saiu de casa com vida. A partir dali vão surgindo as lembranças de sua vida.
O elenco principal reúne nomes como: Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Letícia Spiller, Ana Beatriz Nogueira, José Wilker, Marieta Severo, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Antônio Abujamra, Milton Gonçalves, Lucinha Lins, Marcelo Tas – entre outros. A trilha sonora do filme foi gravada pela Orquestra Sinfônica Brasileira.
Entre os principais prêmios e indicações, destacam-se: Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2001 (vencedor na categoria de Melhor Trilha Sonora, e indicado nas categorias de Melhor Ator - Antônio Fagundes e Melhor Montagem), Festival de Cinema Brasileiro de Miami 2001 (vencedor na categoria de Melhor Direção de Arte), Festival de Moscou 2000 (indicado na categoria de Melhor Filme).
SERVIÇO:
Cinema em Série Especial “Território da Arte” apresenta: “Villa-Lobos: uma vida de paixão”
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 - Centro)
Data: segunda-feira (28/05)
Horário: 20 horas
Realização: Prefeitura de Araraquara – Secretaria Municipal da Cultura, Fundart
Entrada franca