26/05/2012 - 03h37
Uma nova parceria entre Senai e a Prefeitura irá oferecer, a partir de julho, em Araraquara, mais de 1,5 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos para qualificação e requalificação de mão de obra, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec.
Serão oferecidos 16 cursos de variados setores da indústria, construção civil, comércio e serviços, entre outros, direcionados a pessoas de baixa renda ou inscritos em programas sociais do Governo Federal.
O prefeito Marcelo Barbieri ressalta a importância da nova parceria firmada com o Senai, neste bom momento vivido por Araraquara. “Por conta da expansão econômica, o mercado de trabalho cada vez mais exige mão de obra qualificada”, enfatiza Marcelo.
A apresentação dos novos cursos foi feita na manhã de quinta-feira (24), no 9º andar do Paço Municipal, durante reunião entre o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo, e Nilton Roberto Bigotte e José Antonio Espelho, respectivamente, coordenador de Atividades Técnicas e Agente de Treinamento do Senai Araraquara.
Segundo Nilton, a maioria dos cursos será ministrada na Escola Senai ‘Henrique Lupo”, no bairro Quitandinha. As exceções devem ser os cursos de costureiro de máquinas e overloque, e de padeiro e confeiteiro que serão ministradas na carreta móvel do próprio Senai.
O secretário José Roberto Cardozo acrescentou que a nova parceria entre Prefeitura e Senai é o reflexo do grande desenvolvimento econômico de Araraquara e “busca atender as exigências do mercado empregador”.
Inscrições
Interessados nos cursos devem procurar, a partir de junho, os CRAS (Centros de Referencia de Assistência Social) de Araraquara ou buscar todas as informações para se inscrever no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec.
Também participou da reunião entre Senai e Prefeitura o gestor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandro Veloso. Ao todo, serão oferecidos neste ano 1.560 vagas dos 16 cursos que possibilitarão a formação de até 98 turmas no total.