29/05/2012 - 03h12
A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart iniciam nesta terça-feira, 29 de maio, a I Mostra Ariovaldo dos Santos, que homenageia o artista falecido em 2010.
Ariovaldo dos Santos iniciou na carreira artística como ator, em 1964, no grupo Diletantes, dirigido por Anna Maria Martinez Corrêa. Um ano depois, montou sua própria companhia - TEXC (Teatro Experimental de Comédia) - e, com ela, construiu uma história singular na cena cultural de Araraquara.
Na terça-feira (29), às 20 horas, na Sala Jean Paul Sartre na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, será exibido o documentário “TEXC - 45 anos fazendo arte: um ideal de vida”. O filme apresenta trechos de vários espetáculos que fizeram parte do repertório da companhia.
Também, do dia 29 de maio até 24 de junho, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, fica em cartaz a exposição “TEXC - um ideal de vida”. A exposição reúne cenários, figurinos e adereços dos últimos espetáculos do Cia TEXC, além de fotos, cartazes e matérias publicadas em jornais. O visitante também poderá conferir cenas dos espetáculos produzidos pelo TEXC e dirigidos por Ariovaldo dos Santos.
Todo o material exposto foi doado pela filha do homenageado, Alessandra dos Santos. Depois da exposição, os figurinos, adereços e elementos cenográficos estarão à disposição dos alunos que freqüentam os cursos e oficinas culturais municipais.
"Estou muito feliz e sou muito grata pelo reconhecimento que estão tendo pelo trabalho do meu pai, afinal foram 45 anos levando o nome de Araraquara e contribuindo com a cultura e educação em todas as cidades que o TEXC se apresentou", agradece Alessandra dos Santos, no Termo de Doação enviado para a Secretaria Municipal de Cultura. A programação é gratuita.