29/05/2012 - 03h14
A 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto premiou o poema "Dois ponteiros e alguns versos", de Elias Araújo. O autor, de Américo Brasiliense, é aluno do curso de Produção Literária do Núcleo de Formação da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara. O curso é ministrado pelo professor Assis Furtado.
"Dois ponteiros e alguns versos" tem como tema a “angústia”. “Não me pareceu um tema difícil, porque acredito que em algum momento da vida todos já passaram por esse sentimento negativo.
Resolvi juntar ao tema proposto outro que sempre me ‘angustiou’: o Tempo”, conta o autor.
Com 42 anos, Elias Araújo é professor de educação infantil no CER Antônio Custódio de Lima, no Vitório de Santi. Ele trabalha há 19 anos como funcionário da Prefeitura de Araraquara, onde começou como porteiro do Parque Infantil.
Sua obra foi classificada em 3º lugar na categoria “Poesia”, na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que teve início na última semana e se estende até 03 de junho. O prêmio para os textos premiados em 3º lugar é um MP3 e um kit de livros. “Acredito que seja apenas simbólico, porque no Brasil a literatura e os escritores não recebem a importância que realmente têm. Mas o maior prêmio na verdade é saber que pessoas leram seu trabalho e gostaram a ponto de lhe atribuírem algum valor”, comenta Elias.
Para ele, o curso de Produção Literária foi determinante para a sua participação na Feira do Livro – dica dada pelo professor Assis Furtado. “Desde que soube do curso tive certeza de que poderia aprender muito. Por isso me inscrevi. Você passa muito tempo da vida sem ter oportunidade, aprende tudo por si mesmo e acha que sabe tudo o que precisava saber para escrever. Mas não é bem assim, chega um momento da vida em que você para e pensa: ‘não sei nada, preciso aprender a escrever melhor’”, revela.
O professor Assis comemora a conquista de seu aluno. “Todo o pessoal da Casa da Cultura e os colegas da Produção Literária estão muito orgulhosos do Elias. É muito gratificante ver seu talento sendo reconhecido pelo concurso literário de uma das mais importantes feiras de livro do Estado de São Paulo”.
“O curso de Produção Literária, com o professor Assis Furtado, tem me mostrado técnicas novas, que eu jamais pensei que existissem. Elogio muito a Secretaria Municipal de Cultura, bem como a organização da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, que proporcionam esses cursos e oficinas tão necessários às pessoas de todas as idades. E agradeço especialmente o empenho do professor Assis Furtado em tornar isso possível”, finaliza Elias.
Para conhecer mais o trabalho desenvolvido no curso de Produção Literária, acesse: www.prodlit.blogspot.com.