30/05/2012 - 02h15
Na noite de segunda-feira (28), o prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, participou da abertura do III Simpósio do Meio Ambiente, realizado no anfiteatro da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
A mesa de honra da solenidade de abertura contou também com a participação de Renato Haddad, presidente da ACIA; Prof. Drª Ana Mariza Fusco, representando a UNESP; Prof. Dr. João Alberto da Silva Sé, representando a UNIARA; Prof. Me. Paulo Vaz Filho, representando Faculdades Logatti; e o palestrante da noite, Prof. Dr. Marco Mroz.
O simpósio, que segue até o dia 1º de junho, aborda uma série de palestras relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tendo como tema: “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Região de Araraquara”. A entrada é gratuita.
O prefeito destacou que a vasta programação traz debates importantes para o momento que a cidade vive e enfatizou a necessidade de envolver a população nas causas ambientais. “A consciência coletiva transforma a realidade e tem mudado o comportamento das pessoas nos bairros, por meio de suas ações, como por exemplo, da coleta seletiva do lixo. A educação ambiental é uma realidade hoje na cidade, com o programa que atende a rede municipal de ensino, além de adultos e terceira idade”.
O secretário do Meio Ambiente lembrou que, nesta edição, junto ao Conselho de Gestão do Meio Ambiente, optou-se por trabalhar com forças que produzem ações e ideias na cidade – por isso a participação dos principais centros universitários da cidade. “Reconhecemos estes centros como aliados para transformarmos o Meio Ambiente. São forças vivas que devem nos auxiliar com um trabalho qualificado na cidade”.
Reis destacou ainda, que a ACIA tem um papel importante de diálogo com estas forças vivas da cidade. “Os quatro convidados (ACIA, UNESP, UNIARA, e Logatti) têm uma importância fundamental para a sustentabilidade do município”.O secretário apontou que uma das propostas é levar os estudantes para trabalharem dentro da Secretaria do Meio Ambiente com Educação Ambiental. “Temos o objetivo de criar o mapa de vulnerabilidade (ambiental) de Araraquara”.
Sobre o simpósio, Reis lembrou que o objetivo é realizar discussões ambientais em conjunto com a sociedade civil, poder público e empresas, abordando eixos como economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O evento pretende também antecipar os debates que ocorrerão no Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que ocorre no Rio de Janeiro, em junho.
O prefeito Marcelo lembrou a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em 2009, e destacou as conquistas de três prêmios Município Verde Azul (2009, 2010 e 2011) e os dois prêmios Franco Montoro (2010 e 2011) pela Bacia Tietê-Jacaré pela recuperação de mananciais (Tanquinho, Chácara Flora, Córrego do Vieira, Água Branca e Ribeirão das Cruzes).
A recuperação dos córregos: Ribeirão das Cruzes, Tanquinho, Vieira, Água Branca, Marivan, Serralhal, Martins e Paiva, além de trechos do Ribeirão do Ouro, afluentes do Ribeirão das Cruzes e do Ouro, além das nascentes Tanquinho, Caixa D´Água e Água Branca, entre outras – também foi lembrada.
Vale destacar que de 2009 até hoje, o índice de área verde por habitante passou de 34m² para 64m² em Araraquara, bem acima do mínimo recomendado pela ONU (12m²). Também, mais de 120 mil mudas de árvores nativas foram plantadas nos mananciais nas ações de reflorestamento desde 2009.
Entre as conquistas da secretaria, estão: inauguração da Biblioteca Municipal Ambiental Verde Azul, implantação da Cartilha Ecológica na rede municipal de ensino através da Secretaria Municipal de Educação, criação da Guarda Municipal Ambiental, implantação do IPTU Verde, inauguração do Ponto de Entrega de Entulhos e Volumosos (PEV) do Selmi Dei – entre vários outros.
Depois da solenidade de abertura do simpósio, o Prof. Drº Marco Mroz apresentou uma palestra sobre “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Políticas Públicas”.