Durante toda manhã deste sábado, 21 equipes percorrerão a cidade para arrecadar peças de inverno
Fotógrafo: João Pires/LBF
07/05/2011 - 04h57
Cerca de 400 pessoas estarão mobilizadas neste sábado (7), entre 8h e 12h, durante o mutirão da Campanha do Agasalho, que mobilizará 21 equipes por todos os bairros de Araraquara, com exceção da região central, que faz uma campanha à parte.
Realizada pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade e diversas parcerias, a campanha projeta arrecadar cerca de 25 mil peças de roupas de inverno durante o mutirão e 90 mil peças até julho, mês do encerramento.
A concentração para o mutirão se dá a partir das 7h30, na sede do Tiro de Guerra, na Vila Xavier. De lá, a partir das 8h, começam a sair os veículos com as equipes de voluntários, acompanhadas por atiradores do TG.
Os parceiros da Prefeitura na Campanha do Agasalho são constituídos por diversos representantes da sociedade civil - clubes de serviços, empresas, escolas e entidades, além de militares, cujas equipes recolherão cobertores, agasalhos, calçados, cachecóis e blusas de lã, entre outras roupas de inverno.
No lançamento da campanha, na manhã de quinta-feira (5), na Praça de Santa Cruz, o prefeito Marcelo Barbieri ressaltou o apoio dos parceiros, da Câmara Municipal e também da imprensa. Marcelo pediu a solidariedade da população nas doações ao destacar que o inverno deste ano ameaça ser rigoroso.
Também a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, ressaltou o envolvimento dos parceiros e da comunidade araraquarense na campanha. Zi previu que a cidade, mais uma vez, será solidária à causa que visa beneficiar os que mais precisam de auxílio.
Em 2010, foram arrecadadas 22 mil peças no mutirão e quase 87 mil no total, posteriormente distribuídas a 66 entidades cadastradas no Fundo Social. Em 2009, durante a primeira campanha do atual governo, foram arrecadas quase 80.500 peças de roupas.
Mais postos
Zi Barbieri confirmou nessa sexta-feira (6), que a campanha contará com cerca de cem postos de arrecadação pela cidade este ano, para o recolhimento das peças, e que as caixas coletoras são fornecidas pela Nigro.
Na região central da cidade, por conta da concentração das lojas, que limita a movimentação das equipes, a campanha é administrada pela Chalu. A empresa coloca caixas coletoras nos edifícios, que recebem doações também de vizinhos dos prédios.