02/06/2012 - 03h08
O Núcleo de Formação da Casa da Cultura - uma realização da Secretaria Municipal de Cultura – está com inscrições abertas para o curso de Dançaterapia, realizado por Adriana Túbero. O curso é ministrado às terças-feiras, às 15 horas, na Casa da Cultura – onde estão abertas as inscrições.
A Dançaterapia é um método de impulsos originais criado pela mestra Maria Fux, uma artista da Dança. “Tive o privilégio de ser formada e conviver durante um período de minha vida com Maria Fux em Buenos Aires. O método emprega o uso do movimento expressivo, criativo e livre como meio pelo qual se pode desabrochar para um desenvolvimento pessoal e integração social”, conta Adriana.
As raízes da Dançaterapia estão na Dança Expressiva, na Dança Criativa e na Arte-terapia, tendo como inspiradoras Martha Graham e Isadora Ducan. Marian Chase, na década de 1940, também foi uma das pioneiras empregando o uso do movimento como terapia e arte.
Na Dançaterapia o movimento é considerado patrimônio de todos e não privilégio de poucos. Por este motivo está contida a idéia de uma integração social por meio desta linguagem. A estética não é importante e sim a autenticidade de movimentos que nasce de dentro para fora.
Adriana conta que entre os objetivos da Dançaterapia estão: resgatar a percepção que as pessoas têm em relação as suas próprias necessidades e às necessidades do mundo; ter equilíbrio entre as dimensões física, psicológica e espiritual; qualidade de vida.
A Dançaterapia também pode contribuir para minimizar distúrbios do sistema físico-emocional-espiritual como insônia, falta de concentração, desmotivação, depressão, ansiedade e fobias, que afetam os relacionamentos e a produtividade no trabalho. “É um método funcional que estimula a integração, a comunicação e a sinergia, pois resgata a auto-estima, regula a energia e promove bem-estar entre as pessoas”.
De acordo com a professora, a prática constante do método favorece a motivação, facilita a comunicação, a concentração estimulando a criatividade e o potencial individual e grupal. “A Dançaterapia auxilia no reconhecimento dos limites, expandindo canais para um novo olhar diante da vida e da consciência para possibilidades não percebidas. É um canal de crescimento, descoberta, relaxamento e promoção constante do bem-estar integral”, relata.
O curso é oferecido para maiores de 18 anos, incluindo idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. A aula semanal tem duração de uma hora, sendo a mensalidade no valor de R$ 40,00. “Durante os encontros vamos tratar de idéias e questões sensíveis que afetam os seres vivos. Temas como o amor, a natureza, a generosidade, a fraternidade, a necessidade de união são trabalhados em contraste a tudo que se vê no mundo atual: o estresse no trabalho, a falta de tolerância, a não aceitação do diferente, a violência, a indiferença frente a dor do outro. Isto, que é nossa vida cotidiana, muitas vezes, se passa despercebido e posteriormente se traduz no corpo social por meio de Fobias, Depressão e Síndrome do Pânico”, aponta Adriana.
“Meu trabalho com a Dançaterapia tem o intuito de criar um espaço em que a dança e o movimento sejam um meio de expressão e possibilidades de busca, para que possamos nos sensibilizar e abraçar conosco o mistério daquilo que não conhecemos, daquilo que não aceitamos, não olhamos e não queremos sentir, para que estes nós deixem de doer tanto e comecem a se abrir. As vivências corporais da Dançaterapia também proporcionam uma profunda comunicação consigo mesmo e com os outros, consolidam e desenvolvem o esquema corporal, devolvendo as pessoas disponibilidade, mobilidade, sensação de fluidez do seu corpo”.
SERVIÇO:
Inscrições abertas para o curso “Dançaterapia”, com Adriana Túbero
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Turmas: terças-feiras, das 15 às 16 horas
Mensalidade: R$ 40,00
Informações: 3333-1159 e 3332-7420