Painel de Sidney Rodrigues está sendo recuperado depois de 60 anos

07/06/2012 - 05h21

Na terça (5), foi apresentada em reunião com o artista Sidney Rodrigues, a primeira etapa da recuperação do painel realizado por ele, em  1952, no prédio que hoje é o Museu Voluntários da Pátria. Na época, o prédio do Museu abrigava  a Escola de Belas Artes - este período foi de 1948 a 1969. 
O Painel feito por Sidney Rodrigues apresenta uma pintura que teve como tema a própria sala onde os alunos tinham aula de pintura, modelagem, entre outras linguagens em aulas da antiga Escola.
A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart convidaram o restaurador José Sergio Martins para fazer a prospecção do painel para possível recuperação. O restaurador no momento faz a retirada das primeiras camadas de tinta - que foram sendo colocadas durante anos, nas diversas reformas do espaço, sem a preocupação com a preservação desta importante obra.
Na apresentação, o artista Sidney Rodrigues ficou bastante emocionado e disse que quer acompanhar todo o processo. Além disso, colocou a disposição do restaurador seu material de arquivo, onde está documentado o processo de criação e finalização do painel. Sidney também apontou a alegria de ver em andamento um projeto em homenagem à Escola de Belas Artes.
A secretária da Cultura, Euzânia Andrade, disse que o compromisso de recuperação do painel de Sidney Rodrigues era uma meta dessa administração. “Sidney Rodrigues é um artista muito importante para a cidade. Instalaremos um Memorial da Escola de Belas Artes na parede do Museu, junto ao painel”. Euzânia lembrou que Sidney foi o escolhido para o patrono desta Edição do X Território da Arte. “Como homenagem foi dado início a recuperação desta sua importante obra”, finalizou.