17/03/2011 - 02h25
O SESC Araraquara procura, em sua programação esportiva, promover o caráter lúdico e de integração que várias modalidades esportivas possuem, bem como ressaltar as suas características mais peculiares e que incentivam a boa qualidade de vida.
Um dos eventos promovidos pela unidade, em parceria da Fundesport e da Imobiliária Chalu, é a Copa Chalu SESC de Basquetebol Infantil. O evento, que entra em sua nona edição no primeiro semestre de 2011, pretende apresentar ao público infanto juvenil os preceitos dessa prática – uma das mais conhecidas entre as que constituem os esportes de salão.
Desde sua criação, em 1891, pelo professor de educação física canadense James Naismith – que buscava oferecer aos seus alunos uma prática que pudesse ser desenvolvida em espaços fechados do colégio onde lecionava durante o inverno – o desporte sofreu alterações quanto às suas regras, mas só ganhou em popularidade. No Brasil, ele chegaria aos colégios e clubes ainda na primeira metade do século passado, procedendo sua inserção em olimpíadas, que só aconteceria em 1936, durante os jogos de Berlim.
Uma das características mais marcantes do basquetebol é que ele pode ser praticado por pessoas de diversas faixas etárias, mostrando-se divertido e benéfico inclusive para as crianças, contribuindo o desenvolvimento físico das mesmas. A Copa Chalu oferece, para os nascidos nos anos de 1996 e 1997, o contato com o esporte em partidas que acontecem ao longo dos próximos dois meses em nossa unidade.
Na ocasião da abertura, além de apresentar ao público e aos participantes alguns preceitos da prática e regras do torneio, o SESC Araraquara contará com uma presença de destaque e que possui grande relevância na história do basquetebol em nosso país: trata-se de Marta Sobral, ou apenas Marta, como é conhecida pelo grande público. A jogadora, ex-pivô de nossa Seleção Feminina, possui diversos méritos em seu currículo e compartilha-os com o público em clínica esportiva.
Ela iniciou sua carreira ainda na adolescência, incentivada pelo irmão atleta. Foi integrante do clube Hebraica/SP e do Santo André, destacando-se como uma das esportistas mais promissoras do meio. No início dos anos 80, na companhia de nomes como Hortência e Magic Paula, formou a linha de frente do esporte em nosso país. Foi a primeira jogadora a jogar no basquete profissional norte-americano, na ABL (American Basketball League) e esteve presente em eventos memoráveis para o basquete brasileiro, com destaque para os Jogos Pan-Americanos de Havana - Cuba, onde foi medalha de ouro junto à seleção, e os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sidney (2000), onde obteve, respectivamente, medalhe de prata e bronze para nosso país.
Marta dissertará sobre sua trajetória e ensinará dicas valiosas sobre a prática do basquete às crianças inscritas em nova edição do “Encontro com Atleta”, que incentiva o contato direto dos veteranos com os novatos nas práticas escolhidas. Além disso, também demonstrará ao público em apresentação as habilidades que a tornaram destaque no mundo dos esportes, e reconhecida não só no Brasil mas também no exterior.
A abertura da 9ª Copa Chalu SESC de Basquetebol Infantil, com a presença de Marta, acontecerá em 27/3, domingo, às 9h30. Grátis, no Ginásio. As inscrições podem ser realizadas na Imobiliária Chalu. Para maiores informações, o telefone de contato é (0xx)16 3301-4400.