Tiro de Guerra comemora Dia da Vitória e Dia das Mães

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/05/2011 - 23h02

O Tiro de Guerra 02 002 comemorou nessa sexta-feira (6), antecipadamente, o Dia Vitória dos Aliados, liderados pelos Estados Unidos que derrotaram o nazi-facismo na Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945, e também o Dia das Mães deste domingo.
O prefeito Marcelo e a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, prestigiaram a solenidade ao lado dos  ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) de 1945: 2º tenente José Marino, 91 anos, 2º tenente Orlando Pires, 91, e Antônio da Motta, 91.
Ao saudar a tropa de cem atiradores do TG, o prefeito afirmou que o “os  ex-combatentes da FEB servem de exemplo para todos pela bravura e amor à Pátria. O Dia da Vitória merece ser comemorado com alegria porque restaurou a paz e a democracia”.
Marcelo disse que a turma de 2011 é especial e ficará marcada na história do centenário do Tiro de Guerra, que começou na cidade com preparo militar dos jovens por meio da Guarda Nacional em 1911. O prefeito também saudou as mães presentes na solenidade. “Um filho prestando serviço militar é um grande orgulho para a família.
No Tiro de Guerra temos disciplina, hierarquia, respeito aos companheiros e solidariedade”.
O prefeito agradeceu ainda a colaboração dos atiradores nas diversas campanhas sociais como a do agasalho, socorro às vítimas das enchentes, entre outras.
O público presente no pátio do Tiro de Guerra assistiu ao desfile da tropa; hasteamento dos pavilhões; pronunciamento do instrutor chefe do TG, Subtenente Israel Guargioni, do instrutor 1º sargento Konrath, do 2º tenente Drumond, do 2º tenente José Marino; entrega de flores pelos atiradores para Zi Barbieri e Célia Merlos (vice-presidente do Fundo Social) e às mães dos atiradores; toque de silêncio em homenagem aos combatentes mortos na Guerra.
A canção Maria, raça mulher, interpretada por Marco Delapina, e a Canção do Expedicionário, pelos atiradores com acordes da Banda Regimental do 13º Batalhão da Polícia Militar regida pelo maestro subtenente Valdemir Lopes, foram aplaudidas com entusiasmo.
Valéria Fleury Fina, mãe do atirador Neto (José Franchi Neto), participou pela primeira vez de solenidade no TG. “Estou feliz com o meu filho servindo ao Exército, ele terminará melhor”. No mesmo tom comentou Silvana Cristina Bossa, abraçando o filho, atirador Bossa (Charles Bossa), e a filha Sabrina. “Obrigada filho pela flor e por tudo”, disse emocionada.
Participaram também da solenidade o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, o secretário de Comunicação, José Spera; o ex-combatente de 1932 Thirso de Almeida leite; o presidente da Associação de Atiradores de Araraquara, tenente Rudi Bauer; o vereador Lucas Grecco; o atirador da turma de 1937 Dario Gonçalves da Silva.