Duplas estão invictas, com três vitórias no Grand Slam russo
09/06/2012 - 17h34
As duplas Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa representarão o Brasil nas oitavas de final do Grand Slam da Rússia do Circuito Mundial de vôlei de praia 2012. As parcerias brasileiras chegaram invictas à fase eliminatória da competição, que será disputada neste domingo (9). Ângela/Lili e Taiana/Vivian foram eliminadas na primeira rodada da segunda fase.
Atuais campeãs mundiais, Juliana e Larissa garantiram classificação através do Grupo B. Com a vitória por 2 a 0 (21/15 e 21/16) sobre as suíças Kuhn e Zumkehr, a terceira na competição, a dupla garantiu a primeira posição da chave.
Nas oitavas, as bicampeãs pan-americanas enfrentarão as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom. Se passarem, as brasileiras disputarão uma vaga na semifinal contra o time que vencer a partida entre Keizer/Van Iersel, da Holanda, e Kolocova/Slukova, da República Tcheca.
"Estamos mantendo a concentração em todos os jogos e conseguindo impor nosso ritmo. Vamos continuar nesse caminho para buscarmos uma medalha de ouro. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos na luta", afirmou Juliana.
Talita e Maria Elisa terminaram a primeira fase no primeiro lugar do Grupo C. Invicta, a dupla brasileira encerrou sua participação na chave vencendo as australianas Cook e Hinchley por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/19.
As próximas adversárias das brasileiras serão Bratkova/Popova, da Rússia, nas oitavas. O confronto das quartas desta chave é contra Holtwick/Semmler, da Alemanha, ou Meppelink/van Gestel, da Holanda.
No mesmo grupo, Taiana e Vivian chegaram à última rodada precisando superar as italianas Gioria e Momoli. Em dois sets (21/14 e 21/15), as brasileiras derrotaram as europeias e confirmaram a classificação. Na primeira rodada da segunda fase, no entanto, perderam para as irmãs Nystrom por 2 a 0 (20/22 e 15/21) e deixaram a disputa.
Na terceira rodada da primeira fase, no Grupo D, Ângela e Lili foram superadas pelas gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom em dois sets, com duplo 16/21. A parceria brasileira avançou em terceiro lugar e enfrentou Cook/Hinchley, da Austrália. A derrota por 2 a 0 (20/22 e 13/21) deu fim à participação da dupla na competição.
Polônia derrota a Finlândia por 3 sets a 1
A Finlândia começou melhor, impôs pressão, mas a Polônia, líder do Grupo B, reagiu e buscou a vitória na terceira rodada da Liga Mundial 2012. Na partida realizada neste sábado (9), no ginásio Adib Moyses Dib (Poliesportivo), em São Bernardo (SP), os poloneses venceram por 3 sets a 1, de virada, (23/25, 25/17, 25/19 e 25/13), em 1h48 de partida.
O finlandês Mikko Oivanen foi o maior pontuador da partida, com 17 acertos. Os poloneses Kurek e Jarosz também se destacaram e marcaram 15 pontos cada um.
O técnico da Polônia, Andrea Anastasi, elogiou o adversário deste sábado, especialmente no início da partida. "A Finlândia teve um começo de jogo incrível, sacou muito bem, mas o nosso time teve foco e atitude para virar o jogo e vencer", comentou o treinador italiano.
Daniel Castellani, técnico da Finlândia, também falou sobre a atuação do seu time. "A realidade da nossa equipe é jogar um ou dois sets bons contra times como Brasil e Polônia. Depois disso, as diferenças técnicas e físicas aparecem, mas o nosso time é novo e precisa passar por essas situações para crescer", disse o argentino.
Neste domingo (10), último dia de jogos da etapa brasileira, a Polônia enfrentará o Brasil, às 10h, e a Finlândia duelará com o Canadá, às 12h30.
A partida da seleção brasileira contra os poloneses vai decidir a liderança do Grupo B e terá transmissão ao vivo da TV Globo e do canal Esporte Interativo. "O jogo de amanhã vai ser muito importante, decisivo para os dois times", disse Anastasi.