Foram consumidas 150 mil espigas de milho verde por 54 mil visitantes em dois dias de evento gastronômico que gerou 250 empregos diretos
12/06/2012 - 02h50
Realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2012 no distrito rural de Bueno de Andrada em Araraquara, a terceira edição do Festival Delícias do Milho atingiu com folga seus principais objetivos de realização que visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável e cultural da localidade rural, tratando-se de uma alternativa para se evitar a migração de famílias locais para a cidade em detrimento da escassez de trabalho no campo com o objetivo de gerar empregos e renda com capacitação técnica profissional.
O evento atingiu as expectativas do acontecimento, considerando um público familiar acima de 50 mil visitantes com acesso gratuito ao recinto, oriundos de toda a região. As famílias participantes na área de alimentação do evento foram treinadas por meio do curso de capacitação de comidas típicas e noções de higiene na manipulação de alimentos em parceria com o Centro Paula Souza, Escola Industrial Araraquara. Participaram do evento moradores da comunidade rural de Bueno de Andrada, trabalhadores ambulantes do programa Economia Solidária, entidades e associações beneficentes de Araraquara. “O evento teve o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural - ProAc, com patrocínio cultural do Savegnago Supermercados. Cerca de 250 empregos diretos foram gerados em parceria com o Sesc, Centro Paula Souza-Escola Industrial, Itesp, Prefeitura de Araraquara e Secretarias Municipais e Rei do Chopp, além dos veículos de comunicação que prestigiam o evento, comenta Théo Bratfisch, idealizador e organizador do evento, que destaca o suporte de infraestrutura pública oferecida pelo prefeito Marcelo Barbieri.
Pequenos produtores rurais que possuem irrigação em suas propriedades nos assentamentos em Araraquara plantaram cerca de 10 hectares de milho verde, que significa aproximadamente 350 mil espigas de milho verde, totalizando 122 toneladas de milho verde safrinha, incentivando a agricultura familiar. Parte da produção excedente será distribuída em entidades sociais do município considerando a parceria com a secretaria municipal da Agricultura, por meio do PAA – programa de aquisição de alimentos programa de aquisição de alimentos. Foram adquiridos dois tratores com implementos aos assentados em Bueno de Andrada. Como parte das atividades correlatas à realização do evento, mulheres trabalhadoras no campo que participaram dos cursos de artesanato com fibras vegetais e palha de milho, tiveram a oportunidade de exporem suas sacolas de palha de milho, como também, os produtores locais de cachaça e de rapadura artesanal.
Nenhum incidente foi registrado em Bueno de Andrada durante o evento. Os visitantes aprovaram o atendimento oferecido como o serviço de caixa central para minimizar filas na área de alimentação das barracas típicas de milho verde e a organização no estacionamento gratuito. O tráfego foi orientado pela Secretaria de Trânsito, com envolvimento da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Araraquara, para a segurança pública. A secretaria da Saúde esteve presente com uma ambulância do SAMU. O transporte público no terminal de integração disponibilizou horários-extra para facilitar o transporte público. A ALL – América Latina Logística colaborou para minimizar transtornos para a circulação do público pelos trilhos de trens, evitando o bloqueio das passagens de nível para os veículos.
“Embora sendo uma festa aberta e gratuita ao público em geral, parece festa fechada para convidados”, comentava no domingo um grupo de Campinas que observou elogiando os detalhes de organização do evento.
Delícias doces e salgadas como o famoso prato típico da festa, Trem de Milho, o tradicional curau e pamonha, bolos e suco de milho, fizeram parte do cardápio variado, além da pamonha de carne seca e queijo, docinhos de canjiquinha de milho, mousse, sorvete e empadas de milho. A cada ano o evento ensina novidades em curso e os participantes escolhem o que oferecer durante o evento. As novidades desta edição foram a lasanha de milho, espetinho de curau, beijinho de milho e escondidinho de curau com goiabada, entre outros sabores.
O evento ofereceu diversão garantida para toda a família com barracas típicas, área de alimentação coberta, chopp artesanal, artesanato, parque inflável, trenzinho animado, bondinho com pônei, quadrilha junina com a participação dos alunos da Escola do Campo de Bueno de Andrada, EMEF Eugênio Trovatti e missa na Capela seguido de show pirotécnico com fogos de artifício. A programação cultural musical teve caravana sertaneja com artistas locais e microrregião, show com Gabriel Sater, filho do maior violeiro do Brasil, Almir Sater e com a dupla sertaneja Erick & Léo. Por motivos diversos, foram cancelados o coral Uniara que se apresentaria ao final da missa no sábado, o passeio de helicóptero devido ao mau tempo para traslado e a exposição de arte sacra.
Interessante observar que em quatro anos, acompanhando as edições do festival gastronômico, melhorias para a localidade estão sendo realizadas, como a nova unidade de saúde da família que possui consultórios odontológico, ginecológico e pediátrico; reforma da estação de tratamento de esgoto, reforma total do centro comunitário; recapeamento asfáltico em todas as ruas do distrito; melhorias na escola do campo Eugênio Trovatti que agora possui lousas digitais; melhorias na iluminação pública local; construção de sanitários públicos e lombo faixa de pedestres na praça central, implantação da base comunitária da PM, serviço de internet gratuita e telecentro. No assentamento Monte Alegre foi construído um centro de educação e a escola de educação fundamental foi reformada. No momento, está sendo finalizada a recuperação da vicinal que liga Araraquara a Matão.