Prefeito Marcelo Barbieri prestigia o evento e ressalta a força regional do distrito por sua gastronomia rural
12/06/2012 - 03h02
Na noite de sábado (8), aconteceu a terceira edição do Festival Delícias do Milho, no distrito de Bueno de Andrada. O evento prosseguiu até domingo, dia 9, com diversas atrações gastronômicas e artísticas.
Dados da organização mostram que nos dois dias do evento foi registrada a presença de mais de 50 mil pessoas, consumidas cerca de 150 mil espigas de milho e gerados 250 empregos diretos.
Segundo o prefeito de Araraquara Marcelo Barbieri, com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e a parceria de diversas empresas e outras instituições, o Festival tem crescido a cada edição, graças, também, ao empenho dos pequenos produtores rurais de Bueno, principalmente dos assentamentos.
“O Festival do Milho só reforça a vocação gastronômica de Bueno de Andrada e a importância do setor rural para o município”, ressaltou o prefeito, que estava acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, do vereador Elias Chediek, e do sub-prefeito do distrito, Marcelo Lopes, entre outras autoridades.
Marcelo também conversou com o músico Gabriel Sater, que comandou o show da noite de sábado do Festival. Filho de Almir Sater, Gabriel disse ter sido um “momento especial” de sua carreira fazer o primeiro show no município de Araraquara.
O grande público que marcou presença pôde desfrutar do prato típico Trem de Milho - feito à base de milho verde com carne seca ou frango, queijo mussarela, cebolinha verde, acompanhado de bolinhos de milho.
Os visitantes também puderam saborear a lasanha de milho, espetinho de curau, beijinho de milho, escondidinho de curau, torta, pudim e trufa de milho, suco de milho verde, além do próprio curau, pamonha doce e salgada, bolo de milho, milho assado e cozido, e várias outras opções típicas tradicionais para as festividades juninas.
Centro gastronômico
Ainda de acordo com o prefeito Marcelo, Bueno de Andrada tende a se “consolidar cada vez mais no cenário regional como um centro gastronômico rural”. O distrito já é bastante conhecido por suas coxinhas douradas, que também atraem pessoas de várias cidades do Estado, principalmente nos fins de semana.
O Festival Delícias do Milho apresentou diversas outras atrações este ano, como artesanato, parque inflável, trenzinho animado, bondinho com pônei, exposição de arte sacra e caravana sertaneja.
Na noite de sábado, também foi realizada a tradicional missa na capela e houve show pirotécnico antes da apresentação de Gabriel Sater. No domingo à tarde, a programação incluiu as apresentações de quadrilha e o show com a dupla Erick & Léo.
O projeto foi organizado por Théo Bratfisch, com parceria da Prefeitura de Araraquara, Sesc, Centro Paula Souza - Escola Industrial, e Itesp, com promoção do Rei do Chopp, Rádios Cultura e Morada do Sol e apoio do ProAC e Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio cultural do Savegnago Supermercados.
Segundo Théo, o evento “foi brilhante e sensacional em todos os sentidos”, já que superou em mais de dez mil a presença do público - a projeção era de 40 mil - e consumidas cerca de 30 mil espigas de milho acima do previsto, que era de 120 mil.
Na semana anterior, foi realizado em Araraquara, na Escola Técnica (Etec) “Profª Anna de Oliveira Ferraz”, um curso de capacitação de comidas típicas e de noções de higiene na manipulação de alimentos, para as equipes que trabalharam durante o Festival.