Educação Municipal melhora indicadores de desempenho

Resultados obtidos por meio de avaliação com alunos mostra aumento de mais de 12% comparado ao ano de 2010

12/06/2012 - 03h04

A rede municipal de Educação superou as expectativas e aumentou em 12,5% o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), avaliação calculada com base na pontuação dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática na prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), realizada em 2011.
Nos anos iniciais, 60% das escolas participantes conquistaram resultados melhores que na edição anterior. São elas EMEF Altamira Amorim Mantese (Selmi Dey I), EMEF Henrique Scabello (Jardim Hortênsias), CAIC Rubens Cruz (Selmi Dey IV), EMEF Rafael de Medina (Jardim Eliana), EMEF Ruth Leite Cardoso (Maria Luíza) e EMEF Waldemar Saffiotii (Cruzeiro do Sul). 
As escolas municipais que se destacaram com melhora dos índices nos anos finais do Ensino Fundamental foram: EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes (Jardim Paraíso), CAIC Ricardo Monteiro (Vale do Sol), Olga Ferreira de Campos (Jardim Universal) e Ruth Leite Cardoso (Maria Luíza).
As notas para os anos iniciais da rede municipal saltaram de 3,73 em 2010 para 4,24 em 2011, atingindo a média estadual com um aumento de 12,5%. Os anos finais aumentaram em 5% seus resultados, saindo de 2,53 para 2,63, superando a média, que é de 2,57.
“Ficamos muito felizes com os resultados, pois mesmo sabendo que o Ensino Fundamental é relativamente novo para o Município em relação ao Estado, temos a meta de melhorar a cada dia”, falou o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino).
“A melhora no aprendizado do aluno é a consequência de um conjunto de ações, que integra investimentos contínuos do Poder Público em Educação, o engajamento do educador e o envolvimento da família na vida escolar da criança. Por isso, tenho plena convicção de que a implantação do Sistema SESI de Ensino influenciou positivamente nestes resultados e nos mostra que o prefeito Marcelo Barbieri está no caminho certo quando coloca a Educação como prioridade do governo”, destacou Nino.
Fizeram a prova 3.540 dos 10 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. 

IDESP

O IDESP é um indicador que avalia a qualidade das escolas de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Esse índice é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo – que mede o que aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo). A pontuação varia de 0 a 10 e permite que sejam fixadas metas anuais para o aprimoramento da qualidade da educação.