Baile do Carmo é lançada na Prefeitura Municipal

12/06/2012 - 03h05

Pela primeira vez em 124 anos, o Baile do Carmo de Araraquara teve seu lançamento oficial realizado na Prefeitura de Araraquara, nesta segunda-feira, dia 11 de junho. O baile deste ano irá ocorrer entre os dias 11 e 15 de julho e deve receber um público de 30 mil a 40 mil pessoas.
O baile é um evento tradicional da comunidade negra, que atrai pessoas da cidade, região e de outros estados. Em 2009, o evento foi inserido no calendário de Turismo Étnico Nacional. 
“Este e um momento importante em que o governo municipal e a cidade dão uma demonstração de reconhecimento da importância do evento”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri. 
Segundo o prefeito, o ato de lançamento significa também o reconhecimento de uma das instituições mais antigas e vivas da cidade. “O baile é fruto da luta da comunidade afro descendente pelo direito à livre manifestação cultural e social.”
Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, presidente da Associação para Preservação e Resgate da Cultura Afrobrasileira, afirmou que o baile cresceu muito nos últimos anos e reconheceu o apoio do prefeito Marcelo para o evento ao realizar o ato de abertura na Prefeitura. Costa também agradeceu os organizadores e colaboradores envolvidos no evento e destacou as atrações deste ano. 
O vereador Elias Chediek parabenizou o trabalho que esta sendo feito pela comunidade para manter o evento vivo depois de mais de cem anos. 
A coordenadora do Centro de Referência Afro, Alessandra de Cássia Laurindo, afirmou que o baile tem importância na economia local, como o aquecimento do comércio e da rede hoteleira. 
O Baile do Carmo conta com o apoio da Prefeitura, que colabora com a infraestrutura e manutenção dos serviços básicos de fornecimento de água, energia e fiscalização do trânsito.

Programação BAILE DO CARMO 2012 

11/07

20H - Abertura no Sesc
Musical: Sandália de Prata e Simoninha
 
12/07

19h - Desfile de Modas no Clube 22 de Agosto
0h - Musical: Conexão S/A no Clube 22 de Agosto

13/07

23h - SEXTA BLACK 
Musical: Walmir Borges e Banda e DJ GranMaster Ney 

14/07

13h - FUTEBOL, SAMBA E CERVEJA no Estádio do Botânico
Musical: Junior Barros e Grupo Mania de Samba e grande show com SOMBRINHA

23h - BAILE DE GALA no Clube Araraquarense 
Musical: Orquestra Ed Costa 

15/07

11h30, Clube 22 de Agosto e 17h, no Bazuah Eventos
BUTECÃO DO SAMBA com musical Quinteto em Preto e Branco e Fundo de Quintal