12/06/2012 - 03h06
O Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador de Araraquara (Cerest) promoveu, nessa segunda-feira (11), curso de sensibilização para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos.
Durante o evento realizado no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri, o secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, mencionou o empenho da atual administração em combater o trabalho infantil e apoiar a juventude.
“A Prefeitura mantém três Centros de Educação Complementar, uma Escola Municipal de Dança e vai inaugurar um Centro de Formação Profissional e duas escolas de tempo integral, em parceria com o Estado. Bem preparado, o jovem poderá optar por uma carreira mais consistente”, disse Zaccarelli.
A gerente do Cerest, Matilde Damiani, apresentou dados estatísticos sobre acidentes no trabalho nos últimos quatro anos que apontam 52 notificações em 2009; 31 em 2010; 74 em 2011 e, neste ano, 72 notificações no primeiro quadrimestre.
“O objetivo do curso é realizar um diagnóstico e traçar diretrizes para a prevenção de acidentes e condições mais seguras nos ambientes de trabalho”, enfatizou Matilde.
Além das vistorias aos locais de trabalho dos jovens aprendizes com apoio da Vigilância Sanitária, o Cerest está engajado na erradicação do trabalho infantil na região de Araraquara, que abrange 24 municípios.
A psicóloga Jussara dos Santos Veiga e a assistente social Carmem Raymundo, ambas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coordenaram os grupos de trabalho que debateram as formas de sensibilização e a aplicação das diretrizes.
A secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira, representantes das secretarias de educação, social e saúde, e conselheiros tutelares de municípios abrangidos pelo Cerest Araraquara também participaram do curso.