Deputado federal é indicado ao cargo de Conselheiro do TCE-SP
13/06/2012 - 03h19
O deputado estadual e presidente do PT Paulista, Edinho Silva, acompanhou na tarde desta terça-feira, dia 12, a sabatina do deputado federal, Dimas Ramalho, indicado para assumir a vaga de Conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo. Na tribuna do Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa, Edinho ressaltou o comprometimento de Dimas com a construção da democracia.
“Dimas chega aqui hoje porque é uma liderança construída na defesa da democracia, que soube ocupar espaços importantes na política de São Paulo. Uma liderança que é reconhecida e respeitada por todos. Chega aqui porque, efetivamente, tem história”, disse Edinho.
Ramalho é procurador de carreira do Ministério Público de São Paulo e deve ocupar a cadeira deixada pelo conselheiro Eduardo Bittencourt Carvalho. Nesta tarde, Edinho foi convidado pelo presidente da Assembleia, Barros Munhoz a receber Dimas no Plenário da Casa de Leis Paulista para início da Sabatina. O prefeito Marcelo Barbieri também esteve presente, bem como o deputado estadual Roberto Massafera e outras lideranças políticas, comunitárias e do judiciário de Araraquara.
Em sua intervenção, Edinho ainda falou sobre o processo de votação e a unanimidade que se construiu em torno do nome de Dimas. “Todos os parlamentares sabem que, ao ser procurado pelo Líder da minha Bancada na época, Ênio Tatto, para discutir a indicação ao TCE, eu iria defender seu nome. Não em detrimento do deputado Jorge Caruso, por quem tenho imenso respeito, mas pelas razões políticas que construímos ao longo desses anos. Penso que na política não existe contrato. O que tem valor é a palavra. Na política, o que constrói relações de fato é a lealdade”, afirmou Edinho a Dimas. Contudo, por motivos de aliança política, a Bancada do PT fechou apoio ao deputado Caruso. “Quis o processo de construção que Caruso, num gesto grandioso, se retirasse da disputa neste momento, unificando, portanto, toda Assembleia em apoio a Dimas”.
Para ele, o que ocorreu na Assembleia Legislativa durante o processo de escolha do nome para o TCE foi um debate de alto nível, firmado na construção da democracia, de posições políticas legítimas. “Só engrandeceu esta Casa”, disse. “Não tenho dúvidas que Dimas cumprirá de forma exemplar suas funções no TCE, assim como cumpriu durante todos esses anos como deputado representando nossa região de Araraquara e o estado de São Paulo”, finalizou.
Escola de Democracia
Em seu discurso, Dimas Ramalho falou sobre os anos em que esteve no Legislativo paulista. “Sou filho deste Parlamento. Aqui iniciei minha carreira política. Aqui comecei a aprender a importância da contradição, do debate político e, sobretudo, respeitar quem pensa contrariamente. Essa é a Casa da discussão, mas é também a Casa da construção da síntese. A escola da democracia”, disse.
Dimas detalhou sua trajetória profissional e política.“Tenho orgulho de ser deputado, de pertencer à classe política, na concepção da boa política, que debate ideias e impacta positivamente a vida das pessoas. Há 20 anos exerço mandato parlamentar. Sem o Legislativo não teríamos Estado Democrático de Direito, o pluralismo”.
Dimas disse ter tomado conhecimento de medidas importantes tomadas pelos Tribunais de Contas e assumiu compromissos a fim de aproximar o órgão à vida da população.
“Assumo o compromisso de fazer todo o esforço necessário para ampliar a transparência e acessibilidade aos trabalhos do TCE. Gostaria ainda de registrar meu compromisso de manter permanentemente as portas abertas para integração e colaboração dessa Casa em busca do interesse maior que é o interesse do povo”, disse. Assumiu ainda cumprir com a Constituição federal e do estado de São Paulo e reafirmou que vai perseguir intransigentemente o interesse público com empenho, trabalho, transparência, ética e responsabilidade, sempre pautado na luta pela democracia.