Na ocasião, o ex-procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey recebeu o título de Cidadão Araraquarense
13/06/2012 - 03h29
A nova sede das promotorias de Justiça de Araraquara foi inaugurada na segunda-feira (11), com a presença do prefeito Marcelo Barbieri e do procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa. O novo prédio, de 1.250 m² na rua dos Libaneses, em frente ao Fórum, vai oferecer condições mais adequadas para o atendimento à população de Araraquara.
Também estiveram presentes o deputado federal Dimas Ramalho e o deputado estadual Roberto Massafera, além de prefeitos da região, promotores e procuradores de justiça.
Durante o evento, a Câmara Municipal de Araraquara entregou ao ex-procurador geral de Justiça, Luiz Antonio Guimarães Marrey, o título de Cidadão Araraquarense. O título foi aprovado pelo Legislativo em sessão realizada em janeiro de 2010, quando Marrey ocupava o cargo de secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania.
“O novo prédio coroa a longa trajetória do Ministério Público em Araraquara, que tem colaborado decisivamente para o desenvolvimento social de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O procurador geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, destacou a tradição do MP na cidade, que começou em 1899, dez anos após a proclamação da República, com o promotor Valdomiro Pinto Alves.
“Ao longo destes anos, Araraquara sempre teve grandes promotores e este novo prédio está de acordo com o papel do MP”, afirmou o procurador.
Dimas Ramalho afirmou que o MP é o pilar da democracia. “O estado democrático de direito não se sustenta sem o MP independente. As instituições são permanentes e devem ser fortalecidas”, concluiu.
Estrutura
O secretário executivo da Promotoria, Flávio Nunes, fez um agradecimento pelo novo prédio, que vai abrigar os nove promotores de Justiça que atuam em Araraquara, além de 14 servidores e 15 estagiários.
O imóvel foi desapropriado pela Secretaria Estadual da Fazenda pelo valor de R$ 2,9 milhões e cedido ao Ministério Publico que realizou reformas e adaptações necessárias.
O pavimento térreo conta com duas salas distintas destinadas ao atendimento do publico, sala para servidores, sala para estagiários, auditório com capacidade para 80 pessoas, copa, refeitório, recepção e sanitários, incluindo unidade adaptada para pessoas com deficiência. O prédio ainda possui elevador e 24 vagas de estacionamento.
Homenagem
A Câmara Municipal concedeu o título de cidadão araraquarense ao ex-procurador de Justiça, Luiz Antonio Guimarães Marrey. O presidente da Câmara, Aluísio Braz (Boi), disse que o homenageado tem um carinho e trabalho diferenciado pela cidade, e teve atuação importante para a reforma do Fórum local. O título é de autoria da Mesa da Câmara durante a gestão do então presidente da Casa de Leis, o vereador Ronaldo Napeloso.
Já o prefeito Marcelo afirmou que o Dr. Marrey “é um homem exemplar e plenamente merecedor da honraria”.
Marrey ressaltou seu vínculo com a cidade, que começou no início dos anos 1960, com visitas esporádicas e, mais tarde, nos anos 80, quando se casou com Maria Cristina, filha do ex-deputado José Alfredo do Amaral Gurgel.
O homenageado citou o time da Ferroviária dos anos 60, e a visita de Jean-Paul Sartre na mesma década. “Araraquara sempre foi polo de cultural e de produção intelectual. Lembro dos verões quentes e do cheiro de laranja. Hoje, a cidade tem um índice elevado de educação e um prefeito estadista que irão garantir o desenvolvimento com uma sociedade mais igualitária e justa”, afirmou.