14/06/2012 - 02h53
Começa dia 14 de junho a exposição “Laboratório das Artes de Franca em branco e preto”. Um conjunto de 18 artistas selecionados dentro do acervo da instituição, localizada no interior do Estado de São Paulo, tratam dos mais diversos temas, traçando um painel de imagens que têm em comum o trabalho com o contraste e a luminosidade. A mostra, que inclui nomes consagrados como Marcelo Grassmann e Iole de Natale, fica no Hall da Reitora da Unesp até 29 de junho.
O conjunto apresentado integra o Laboratório das Artes de Franca. O Lab, como é conhecido, surgiu em 1982 graças a um grupo de artistas e produtores culturais da cidade, projeto coletivo de produção e integração das mais diversas manifestações culturais e artísticas locais.
Em 1983, por iniciativa do arquiteto Mauro Ferreira, foi construído um prédio para sediar as atividades do grupo, que se manteve até 1987. Reativado em 2009 por ele e pela artista plástica Atalie Rodrigues Alves, dedica-se à produção e realização de atividades nas áreas de artes visuais, a arquitetura e o patrimônio cultural.
“O conjunto de obras selecionadas para esta exposição apresenta um recorte do acervo do Lab, que tem como objetivo promover na cidade, na região e no Estado uma ampla discussão plástica sobre o tripé fazer/pensar/sentir como um processo rico em possibilidades de interpretação”, diz Oscar D’Ambrosio, curador da exposição.
De acordo com Ferreira, as atividades desenvolvidas no local buscam concretizar um diálogo cada vez mais aprofundado entre os produtores culturais no sentido de trazer debates plenos de indagações. A questão essencial não está em trazer respostas prontas, mas sim em propiciar questionamentos de diversos tipos a partir do poder de comunicação da imagem.
Seja pela formação de um acervo local ou pela realização de oficinas, as atividades do Laboratório ajudam a pensar melhor os múltiplos sentidos da criação em diversas formas. “O material exposto, portanto, vem pleno de diversidade e repleto de interpretações, com a elegância que o preto e o branco, em suas variações tonais, proporcionam”, conclui D’Ambrosio.
A mostra conta com o apoio da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, Câmpus de Bauru, da Pró-reitoria de Extensão Universitária da Unesp e da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade.
Exposição: Laboratório das Artes de Franca em branco e preto
Artistas: Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Iole di Natale, Ivo Indiano, Jose Sidney Leandro, Lydia Okumura, Lucio Kume, Marcelo Grassman, Marilu Trevisan, Mari Kanegae, Marisi Mancini, Paulo Cheida Sans, Paulo Menten, Paulo Sergio Moreira, Renina Katz, Ricardo Augusto e Salles Dounner
Local: Reitoria da Unesp, na rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em São Paulo.
Telefone: (11) 5627-0327
Data: 14 a 29 de fevereiro
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Gratuita