14/06/2012 - 02h56
A programação da 24ª edição da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa – Mostra de Teatro realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart - se inicia nesta sexta-feira (15), com o espetáculo “O Bom Quixote – Delírio Urbano”, na Praça Pedro de Toledo, às 20 horas.
Encenado pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul (RS), o espetáculo “O Bom Quixote – Delírio Urbano” traz para a rua uma adaptação da obra clássica “Dom Quixote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes.
Na montagem do grupo Ueba, o mundialmente conhecido fidalgo com os seus ideais de cavalaria se depara com o universo real do século XXI. Sem conseguir entender o caos que a sociedade urbana vive, o cavaleiro parte para buscar os seus significados, interpretando o mundo de sua forma e de sua própria ótica.
Seu principal objetivo é fazer honra a sua amada Dulcinéia, que na montagem é traduzida pelas mulheres inalcançáveis de hoje, como as divas do universo “pop”, que atualmente acabam ditando os padrões de beleza em função do uso exacerbado de sua imagem pela mídia.
Sancho Pança entra na história como um cidadão comum, em busca da tão sonhada vida perfeita, com riqueza e poder, características que beiram a figura dos políticos.
O confronto do universo do Cavaleiro com a vida real de Sancho nos traz uma série de situações inusitadas, ora cômicas, ora trágicas, sempre contextualizando e mantendo o cerne da história de Cervantes, tão profunda, complexa e ao mesmo tempo atual. Os moinhos, os dragões e os gigantes estão presentes, assim como as batalhas, mas assumem significações diferentes a partir do olhar dos personagens.
Desde sua cenografia, até seus elementos cênicos a montagem provoca e instiga, misturando referências e elementos. Entre estes destacamos a performance, multimídia, pirotecnia, música e iluminação cênica diferenciada na rua, entre outros, que ajudam a trazer reflexões sobre a utilização do espaço urbano. Mais de 25 personagens ajudam os seis atores e o público a viver esse delírio urbano.
É com essa mistura que o grupo Ueba apresenta uma montagem ousada, abordando de maneira inusitada questões importantes como a massificação, o poder da imagem, a cultura midiática, dentre outros. O “Bom Quixote – Delírio Urbano” é uma montagem inusitada que traduz de maneira cômica, e por vezes dramática, o caos em que vivemos.
O Grupo Ueba Produtos Notáveis, após a abertura na sexta, retorna à programação da Semana Luiz Antônio no sábado (16), com “Felinícias - Histórias de Amor e Clowns”, no Teatro Municipal, às 20h30. A distribuição de convites será feita no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, a partir das 13 horas.
A programação da Semana Luiz Antônio segue até o dia 24 de junho, com a programação gratuita, tendo a atmosfera de reflexão o conceito: “Ator em Trânsitos Criativos”. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).