Invictas no primeiro dia, duplas lutarão pela liderança na terceira rodada
15/06/2012 - 03h22
Ricardo/Pedro Cunha e Alison/Emanuel são as primeiras duplas brasileiras classificadas para a segunda fase do Grand Slam de Roma do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas, realizadas nesta quinta-feira (14), as duplas avançaram com um jogo de antecedência. Márcio/Pedro Solberg e Thiago/Ferramenta seguem lutando pela classificação.
Líderes do ranking mundial, Ricardo e Pedro Cunha tiveram um bom início no Grand Slam italiano. No Grupo M, os brasileiros derrotaram os dinamarqueses Hoyer e Soderberg por 2 sets a 1, parciais de 27/25, 20/22 e 15/13. Na segunda partida, passaram pelos suecos Gunnarson e Brinkborg, também em dois sets, com parciais de 21/17 e 21/18.
"Cometemos alguns erros no segundo jogo e os suecos tiraram proveito. São dois jogadores altos, que exigiram bastante de nós e quase conseguiram vencer, mas fizemos o que tínhamos que fazer. Estamos vindo de uma semana cansativa na Rússia e espero que o time recupere a confiança no decorrer do torneio", analisa Pedro Cunha.
Na terceira e última rodada da primeira fase, a dupla brasileira tentará confirmar a primeira colocação do grupo no duelo com os holandeses Boersma e Spijkers, que também estão invictos.
A segunda dupla brasileira a garantir classificação antecipada foi Alison/Emanuel. Atuais campeões mundiais, os brasileiros, que venceram a etapa da Rússia, na última terça, abriram a participação batendo os italianos Fenili e Giumelli por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17.
Na sequência, os brasileiros superaram os espanhóis Herrera e Gavira por desistência. A terceira e última partida na primeira fase será contra os tchecos Benes e Kubala.
No Grupo O, Márcio e Pedro Solberg fecharam o primeiro dia de disputa com um resultado positivo e outro negativo. Na estreia, a dupla brilhou, derrotando os venezuelanos Hernandez e Fañe por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/8. No entanto, na segunda rodada, os brasileiros perderam equilibrado duelo com os noruegueses Skarlund e Spinnangr por 2 a 1 (21/19, 12/21 e 8/15). Para avançar sem depender de outros resultados Márcio e Pedro terão que passar pelos letões Samoilovs e Sorokins na última rodada.
A situação mais complicada após o primeiro dia de disputas da fase principal em Roma é de Thiago e Ferramenta. Depois de uma maratona de quatro jogos no country-cota e no qualifying, os brasileiros caíram nas duas primeiras partidas do Grupo N e precisam da vitória no último confronto, com Gibb e Rosenthal, dos Estados Unidos, para ter chance de avançar.
Na estreia, Thiago e Ferramenta perderam para os holandeses Stiekema e Varenhorst, da Holanda, por 2 a 1 (21/14, 19/21 e 13/15). Depois, em dois sets (17/21 e 11/21), foram superados pelos norte-americanos Fuerbringer e Lucena.