Edinho Silva prestigia lançamento do livro de Andrés Sanchez

Em 224 páginas, O mais louco do bando conta a trajetória do ex-presidente do Corinthians

20/06/2012 - 02h25

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva prestigiou na noite de segunda-feira, dia 18, o lançamento do livro “O Mais Louco do Bando” – obra que conta a história de Andrés Sanchez, diretor de Seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians e suas experiências a frente do Clube entre 2008 e 2011. “Uma bela página da história da nação corintiana”, afirmou o deputado em seu microblog (www.twitter.com/edinhosilva).
Edinho esteve na atividade, realizada na FNAC Paulista, acompanhado do seu filho Pedro. Ao som de “Aqui tem um bando de louco, louco por ti, Corinthians”, o técnico Tite e parte do elenco corintiano participaram da noite de autógrafos. Marcaram presença o goleiro Júlio Cesar, Ralf, Paulinho, Liedson, Marquinhos, Leandro Castán, Danilo Fernandes, Alex, Willian e Jorge Henrique. O elenco se encontrou com Edenílson e Paulo André que já estavam na livraria. 
“O livro conta a história da minha vida, com passagens dos quatro anos na presidência do Corinthians. Mesclei as duas partes porque uma está ligada a outra”, explicou Andrés. Tadeo Sanchez Oller, coautor da obra, complementou: “A ideia do livro começou como uma homenagem às bodas dos pais do Andrés. Contamos a história da família, a trajetória profissional e, claro, a relação dele com o futebol”.
Edinho ressaltou a atuação de Andrés como dirigente do clube. Para ele, um dos mais preparados do Brasil. Na sua avaliação, o estádio do Corinthians, que teve início na sua gestão e que deve ser palco da abertura da Copa do Mundo em 2014, será um diferencial na história do Corinthians e do futebol brasileiro. 
O presidente da CBF, José Maria Marin, dirigentes como Roberto de Andrade e Roque Citadini, o presidente palmeirense Arnaldo Tirone, o diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, e ex-jogadores como Ataliba e Baltazar também marcaram presença na atividade. Do Corinthians prestigiaram o evento o presidente Mario Gobbi, o vice-presidente de marketing Luis Paulo Rosenberg e membros da diretoria de futebol como Roberto de Andrade, Duilio Monteiro Alves e Edu Gaspar. 

Apoio ao esporte

Em 2010, durante campanha eleitoral, Sanchez ainda como presidente do Corinthians, declarou apoio a Edinho para deputado estadual. Em uma atividade realizada na capital com a presença de dirigentes de clubes e ex-atletas, Sanchez fez um discurso em nome de todos os esportistas presentes destacando a trajetória do então candidato. “É uma pessoa que sempre ajudou o futebol e o esporte como um todo. Uma pessoa sempre disposta a dialogar”, disse o presidente do Corinthians na época, lembrando ainda todo o apoio e investimento do Governo do PT do presidente Lula ao esporte brasileiro.
O apoio para Edinho foi um reconhecimento ao seu trabalho na área do esporte enquanto prefeito de Araraquara. “Eu acredito no esporte. É um instrumento não só de desenvolvimento econômico, geração de emprego, mas principalmente um instrumento que tem uma capacidade enorme de romper com o ciclo da exclusão social, da miséria e, muitas vezes, da criminalidade”, disse.
Dentre os projetos mais exitosos na área de esporte desenvolvidos durante o governo Edinho estão as Escolinhas desenvolvidas nos bairros, que atendia cerca de 5.500 crianças em 22 modalidades. Em Araraquara, foram grandes investimentos na estrutura durante governo Edinho. A Arena da Fonte Luminosa, o Estádio Municipal do Botânico, o Circuito de Rodas, a revitalização do Parque Aquático da Fonte, o Pavilhão de Ginástica Artística, o Centro de Treinamento do Pinheirinho, com 5 campos oficiais de futebol, além das 18 Áreas de Lazer construídas nos bairros, tornaram-se instrumentos importantes para a democratização do esporte e do lazer.