20/06/2012 - 02h32
O prefeito Marcelo Barbieri vistoriou, na segunda-feira (18), as obras da futura UPA II (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas), em fase adiantada de construção, próxima ao Cear - Centro de Eventos de Araraquara e Região.
Acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o prefeito conversou com responsáveis pela construção.
A unidade tem investimento superior a R$ 2 milhões, obtidos pelo prefeito Marcelo com a assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde, que também repassará uma verba mensal de custeio de R$ 200 mil ao município.
Com 1.135 metros quadrados de área, a UPA II terá equipamentos para atendimento de emergência e capacidade para estabilizar o quadro clínico do paciente, definir diagnósticos e analisar a necessidade de encaminhamento para o hospital.
Se não for necessária a internação, a UPA Central poderá manter o paciente em observação por até 24 horas, já que disporá de leito para tal. Além disso, terá serviço de raio-x, laboratório para exames, aparelhos de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.
Já a UPA I, da Vila Xavier, entregue pelo prefeito Marcelo em abril de 2011, virou referência no atendimento de urgência e emergência em Araraquara.
A Prefeitura também já entregou à população a Sala de Estabilização “Dr. Othon Leite do Amaral”, no setor IV do Jardim Roberto Selmi Dei, com atendimento médico 24 horas.
E, no início de julho, serão entregues a Sala de Estabilização do Jardim Acapulco, em anexo à Unidade de Saúde da Família (PSF) ‘Dr. Euclides Crocci’, que também passa por obras de reforma.
Mais unidades
Em parceria com o governo federal, a Prefeitura está construindo mais cinco unidades básicas de saúde (UBS) em Araraquara.
Os bairros contemplados são o Jardim Adalberto Roxo, Altos de Pinheiros, Vila Xavier, Paraíso e Jardim Brasília.
Também na última segunda (18), as obras da UBS no Jardim Brasília receberam a visita do prefeito Marcelo e do secretário Valter Rozatto.
Com a construção das cinco novas UBS, e com as demais obras já entregues ao setor, em 2012, a meta da Secretaria de Saúde é de que o Programa de Saúde da Família passe a atender 80% da população de Araraquara – atualmente são atendidos 25%.