20/06/2012 - 02h36
A cidade de Araraquara é destaque no levantamento sobre as características urbanísticas do entorno dos domicílios, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no censo demográfico de 2010.
O levantamento apresenta informações sobre presença de iluminação pública, pavimentação, arborização, bueiro/boca de lobo, lixo acumulado, esgoto a céu aberto, meio-fio ou guia, bem como calçada e rampa para cadeirante, para cada residência pesquisada.
Nas 66.644 unidades residenciais da área urbana, Araraquara apresentou índices elevados na iluminação pública pavimentação, existência de calçada, meio-fio/guia, esgoto, coleta de lixo e arborização.
Na arborização, por exemplo, o levantamento mostrou que em 97,26% das residências existe a presença de árvores no entorno, o que coloca a cidade na sexta posição no Estado de São Paulo entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.
A pavimentação está presente em mais de 98,8% dos lares araraquarenses. Nessa condição, a cidade está entre as sete do Estado quando se analisa os municípios com mais de 200 mil habitantes.
Iluminação pública (99,7%), esgoto (99,86%) e coleta de lixo (98,21%) são outros pontos positivos da cidade que a colocam em níveis de primeiro mundo.
Outro destaque da cidade são as rampas para pessoas deficientes. Em 2010, a cidade contava com 3.211 rampas, o que a coloca em 17º lugar no Estado em números absolutos, à frente de cidades como Bauru, São José do Rio Preto, São Carlos e Piracicaba, entre outras.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, “Araraquara é uma das melhores cidades do País para se viver. Com esses índices, temos mais uma demonstração da qualidade de vida que temos em nossa cidade”.