Araraquara participa de seminário em Brasília

Evento faz parte da preparação para a instalação da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) na região nordeste da cidade

21/06/2012 - 03h41

Representantes das Secretarias Municipais de Cultura e da Assistência e Desenvolvimento Social, acompanhados de representantes dos moradores do Jardim São Rafael II, participaram do Seminário Internacional das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs). O evento foi realizado em Brasília no início de junho e foi promovido pela Secretaria Executiva do Ministério da Cultura.
A praça é um espaço para atividades esportivas, sociais e culturais. Em Araraquara, ela será construída no Jardim São Rafael, na região nordeste. O processo licitatório está em fase final na Prefeitura.
O investimento de R$ 2,1 milhões é oriundo do Ministério da Cultura, integrado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com contrapartida da Prefeitura. 
Participaram do seminário a gestora dos Cras do Selmi Dei, Marli Fátima de Andrade; Daniel Teixeira Júnior, da Secretaria de Cultura e Cristiane Oliveira da Silva e Daiana Cristina Rigolin, moradoras do Jardim São Rafael II. A participação dos representantes do município no encontro faz parte do cronograma para a execução do convênio.
O evento em Brasília reuniu agentes públicos e teve como objetivo apresentar um panorama de experiências bem sucedidas de qualificação do ambiente urbano com a participação da população.
“É importante salientar que as PECs reúnem programas, serviços e ações setoriais, visando a promoção da cidadania e redução da pobreza nos territórios onde serão implantadas”, afirma a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira.
O seminário contou com a participação de representantes do poder público e comunidade de 359 praças que serão construídas no país. A previsão do Governo Federal é de que até 2014, esse número alcance 800 praças.
As PECs são idealizadas em conjunto pelos Ministérios da Cultura; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Justiça e do Trabalho e Emprego. 

Araraquara

Projetada pelo Ministério da Cultura, a obra de Araraquara será edificada na Rua Cabo PM Benedito Vieira de Góes, entre os jardins Indaiá e São Rafael, e ocupará 3 mil metros quadrados. Serão construídos dois prédios multiuso dispostos em uma praça com áreas para esporte e lazer. 
Os moradores contarão, ainda, com espaços para biblioteca, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, telecentro, cineteatro e auditório para 60 lugares. 
As atividades esportivas serão contempladas com quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground; e pista de caminhada.