Fanfarra da EMEF do Cruzeiro do Sul recebe instrumentos musicais

Investimento chegou à R$ 8 mil para compra de 36 equipamentos. Objetivo é abranger toda a rede com projetos musicais

Fotógrafo: João Pires/LBF
10/05/2011 - 02h34

O prefeito Marcelo Barbieri entregou nessa segunda-feira (9), 36 instrumentos musicais novos para compor a fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Waldemar Saffiotti, do Jardim Cruzeiro do Sul. 
O investimento de R$ 8 mil ajudará na ampliação do projeto de banda marcial da escola, conduzida pelo maestro Paulo Cherém, também responsável pela Banda Marcial Olávio Fellippe (Dragões de Araraquara), mantida pelo Fundo Social de Solidariedade.
Para o prefeito, “o projeto auxiliará no desenvolvimento dos alunos, complementando a educação com a aprendizagem artístico-cultural dentro do ambiente escolar”. 
“Mais do que aperfeiçoar os talentos potenciais para a música, esse projeto ajuda na formação do caráter, pois oferece uma ocupação saudável aos jovens. Além disso, a experiência que terão ensinará a importância do trabalho em equipe, mostrando que para o projeto funcionar é necessário que cada um faça a sua parte, toque seu instrumento e faça a coreografia no momento certo. Com dedicação, logo esses alunos estarão desfilando pelas ruas nos grandes eventos da cidade, como o aniversário de Araraquara”, explanou. 
O secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), agradeceu ao prefeito “pela presença, que mostra todo o apoio que tem dado à Pasta”. 
“O respeito que o prefeito tem com as nossas escolas mostra também o compromisso e a seriedade com as melhorias na Educação, pensadas como um todo, desde o ensino básico até a educação complementar. Este é um dos projetos que tende a crescer na nossa rede, devido a proporção dos benefícios que traz para os jovens”, contou Nino. 
O Maestro Cherém acrescentou outras vantagens do aprendizado de música na escola. “Além de aprender efetivamente a música – teoria e prática, os alunos desenvolvem valores como respeito mútuo, ordem, disciplina, responsabilidade e assiduidade; resgatam vínculos e auto-estima; constroem regras de convivência; se integram na comunidade e se inserem na sociedade através da reflexão na busca de soluções dos problemas comunitários”, descreveu. 
A fanfarra da EMEF Waldemar Saffiotti possui hoje 37 alunos inscritos para tocar os instrumentos e mais um corpo coreográfico composto por 13 alunas, totalizando 50 estudantes. Para os ensaios, que acontecem duas vezes por semana no Centro de Eventos de Araraquara – CEAR, os estudantes recebem o passe escolar.