26/03/2012 - 03h13
O prefeito Marcelo Barbieri reuniu-se nesta sexta feira (22) com motoristas e diretores da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), no TCI (Terminal Central de Integração), e garantiu total apoio do governo municipal às reivindicações dos motoristas e arrecadadores da empresa.
Marcelo prestou solidariedade aos colaboradores e, juntamente com diretores da CTA, anunciou a volta do turno único para motoristas e cobradores já nesta segunda-feira, dia 25 de junho, com base no parágrafo 5º, do art. 71 da CLT, o que deverá acabar com os problemas de atraso dos ônibus e o prejuízo à população. O artigo passou a vigorar no dia 15 de junho de 2012.
Segundo o novo parágrafo, o intervalo mínimo de uma hora intrajornada poderá ser fracionado, visando atender às necessidades dos trabalhadores, e para tanto seriam pré-definidos os pontos de controle, de acordo com os itinerários dos ônibus.
“Essa medida de urgência é fundamental para a normalização do serviço prestado pela CTA e para evitar até o movimento de paralisação dos motoristas”, afirma o diretor administrativo e técnico da empresa, Márcio Santos.
Presente à reunião, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Araraquara, Amador Bandeira, concordou em incluir no acordo coletivo o novo parágrafo da CLT, que permite a jornada de uma única pegada.
Na semana passada, A CTA, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbanos de Araraquara e a Comissão de Motoristas da CTA encaminhou ao Ministério Público do Trabalho nova proposta de escala de jornada diária, graças ao novo texto legal inserido na CLT, conforme a nova Lei n. 12.619, publicada no Diário da União em 30 de abril de 2012.