Para Nascimento justificativa da ação desenvolvida em São Paulo não convém para Araraquara
10/05/2011 - 02h35
O vereador Carlos Nascimento (PT), depois de saber sobre uma manifestação do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que pretende disponibilizar pela internet as imagens captadas pelas câmeras de segurança, não se inquietou e afirmou ser contra a ação em Araraquara.
Para Nascimento a idéia do prefeito é totalmente imprópria para o município, porque, segundo a avaliação do parlamentar, disponibilizá-las iria apenas facilitar o acesso a roubos, sequestros, assaltos, entre outras ocorrências.
"No meu entendimento esse tipo de atitude não é para aumentar a segurança da população, mas sim para aumentar a insegurança da mesma. Eu mesmo não vejo a necessidade das pessoas ficarem assistindo a essas gravações, sendo que, Araraquara nem possui as mesmas justificativas apresentadas pela cidade de São Paulo na implantação do projeto", ressaltou Nascimento.
De acordo com o vereador, até que é aceitável a divulgação das imagens na capital para verificar os pontos de congestionamento, enchentes, alagamentos, dentre outros. Nascimento também explicou que mediante o seu conhecimento jurídico essa possibilidade não se enquadra dentro da constitucionalidade e legalidade exigida. O parlamentar também enfatizou que as imagens devem continuar sendo de acesso único e exclusivo da segurança e Polícia Militar da cidade.
Por meio de informações já divulgadas pela imprensa, Marcelo Barbieri, acredita que aplicar essa tecnologia na cidade, proporcionará uma maior transparência no serviço que, em breve, será expandido.
Divulgação das Imagens
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) teve a idéia de divulgar as imagens, depois de visitar uma central de câmeras em São Paulo, que já disponibiliza as imagens na Internet há algum tempo, por meio, das câmeras fixas e de trânsito instaladas em alguns pontos estratégicos da cidade.
O pedido dessa possível manifestação foi solicitado pelo prefeito no mês de abril, que logo em seguida também publicou um decreto que definia regras para essas divulgações. A avaliação será responsabilidade da Secretaria de Negócios Jurídicos e Gerência da Central de Videomonitoramento, que viabilizará a divulgação das imagens das 25 câmeras de segurança espalhadas pelo município, em tempo real.
Atualmente as câmeras são controladas pelos guardas municipais, mas há um convênio firmado, que permitirá que essas mesmas câmeras sejam acompanhadas pelos policiais militares, através de uma central, que ficará no interior do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara e região.