Teatro do Sesi Araraquara apresenta grupo Waon

O conjunto interpreta canções tradicionais da cultura japonesa. A sessão gratuita será realizada na sexta-feira (29), às 15h

29/06/2012 - 04h54

Nesta sexta-feira (29), às 15 horas, o Teatro do SESI Araraquara apresenta, gratuitamente, o concerto Nikkura – a música erudita japonesa, do grupo Waon. O espetáculo faz parte da programação do SESI Música 2012 – Erudita, projeto itinerante do SESI-SP realizado em 20 teatros da entidade no estado. 
O grupo interpreta peças de compositores eruditos japoneses utilizando instrumentos clássicos japoneses como o shakuhachi, shamisen, taiko e narimono. O espetáculo terá a participação especial de Shen Ribeiro e Gabriel Levy e do músico Setsuo Kinoshita, intérprete do gênero Nagauta. 
O Waon é formado por músicos instruídos nos estilos musicais erudito e clássico japonês que propõe ao público uma imersão na cultura japonesa por meio de sua música executada com instrumentos tradicionais do país. 

Sobre a banda Waon Gabriel Levy 

O maestro, acordeonista e compositor Gabriel Levy começou estudando piano erudito e aos poucos foi se interessando pelos compositores nacionalistas (Villa-lobos, Guarnieri, etc). Voltando-se para a musica brasileira, sempre pensando em integrar o público com os músicos, montou grupos dançantes como a Banda Mafuá, a Orquestra Cometa Gafi. Participa tambem dos grupos Mawaca e Mutrib. 
Como compositor, atualmente busca fazer fusões de música brasileira com músicas orientais e dos Balkans. 

Shen Ribeiro 

Apresentou-se em inúmeras salas de concertos no Brasil, Japão e Europa. Interpreta um repertório muito variado de estilos e autores confraternizando temas clássicos, populares e tradicionais. 
Em 1987 partiu para o Japão, cidade de Tóquio para especializar-se no estudo do Shakuhachi e cultura tradicional japonesa, ingressando na Universidade de Belas Artes de Tóquio em 1988, sendo discípulo direto do Professor e Mestre Goro Yamaguchi (Tesouro Nacional Japonês). 
Participou na Temporada 2001-2002 da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa na flauta e piccolo. 
Retorna ao Brasil em abril de 2003 na função de diretor o Estúdio Salaviva da Associação Cultural Cachuera!.   

Setsuo Kinoshita 

Bacharel em Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes, é discípulo de Taiko de Tayaichiro Mochizuki (Osaka) e flautas de Shota Mochizuki (Nara) do gênero musical Nagauta (Música do Teatro Kabuki e danças clássicas japonesas). De 1997 a 1999 foi membro do grupo japonês de Taiko Wadaiko Yamato. Atualmente é produtor e músico do grupo de Taiko Wadaiko Sho. Foi escolhido como um dos 10 finalistas em solo no 9th Tokyo International Taiko Contest de 2010.