29/06/2012 - 04h56
O Centro de Formação Profissional ‘Professor Lourenço Arone’ foi inaugurado nessa quinta-feira (28). O objetivo é formar e capacitar jovens, tendo na linha de frente o curso de serralheiro.
Durante entrega do prédio e das novas instalações, o prefeito Marcelo Barbieri destacou a luta da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, em conseguir viabilizar o projeto iniciado em 2009.
“Conseguimos a cessão do prédio junto à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça e viabilizamos os recursos com os parceiros Iesa, Citrotec, Usina Santa Cruz, Oxi Maq, Giz, Hora Park, M & E Eventos e o Comitê Ação da Cidadania para a montagem da escola profissional”, afirmou o prefeito.
Marcelo destacou a missão do novo Centro de Formação. “Essa escola tem aspectos sociais e econômicos, já que ao mesmo tempo em que recupera, abre aos jovens as portas do mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional”.
Lourenço Arone, o patrono da nova escola, teve sua carreira de professor enaltecida pelo prefeito. “Um exemplo de vida que vai inspirar professores e alunos na formação profissional e cidadã”.
Para Zi Barbieri, “a nova escola mudará a realidade de muitas famílias oferecendo aos jovens novas perspectivas de crescimento profissional”.
Já o vereador José Carlos Porsani, um dos idealizadores do projeto, “adiantou que o modelo do Centro de Formação será referência para os municípios brasileiros”. Também acompanharam a inauguração os vereadores João Farias e Ronaldo Napeloso.
Capacitar
Paulo Sassi, diretor do Senai Araraquara, afirmou que o método ‘Aprenda Fazendo’ será aplicado aos jovens aprendizes e terá o mesmo sucesso alcançado em outras parcerias firmadas com a Prefeitura, inclusive o Canteiro Escola, voltado para construção civil, e o Espaço Kaparaó, que atende as áreas de alimentação, serviços e estética.
O assessor técnico de marketing da Gerdau, Ed Carlos Rocha Correa, colocou a empresa à disposição da Prefeitura. “A Gerdau atua com serralheiros, incluindo cursos de gestão empresarial, entre outros cursos que visam fortalecer a pequena e a micro empresa”, disse Correa.
O ex-presidente do Comitê Ação da Cidadania Roger Mendes, em breves palavras, disse que a entrega do local é a prova de que basta acreditar em um sonho para torná-lo realidade.
Márcio Arone, um dos filhos de Lourenço Arone, agradeceu a justa homenagem e lembrou a luta do pai para trazer cursos técnicos para o Ginásio Industrial e Centro Técnico Paula Souza, onde desempenhou as funções de professor e diretor. Também atuou na Câmara Municipal e trouxe, via Senai, o curso de formação técnica para a Embraer. Ainda no cargo de supervisor técnico da então Villares, Lourenço encaminhou os jovens formados nas escolas técnicas locais para o primeiro emprego.
Após o desenlace da fita e da placa inaugural, o prefeito Marcelo Barbieri conduziu autoridades e convidados para visitarem as novas instalações administrativas e técnicas do Centro de Formação.